Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Governo de SP apoia cidades para acelerar chegada do 5G

Governo de SP apoia cidades para acelerar chegada do 5G

O Governo de SP realiza nesta terça-feira, 12, em São José dos Campos um evento para discutir formas de acelerar a implantação da tecnologia 5G nas cidades da região.

O encontro será realizado no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) a partir das 8h30 e vai reunir gestores locais de diversos municípios. Também será dado ênfase à necessidade de atualização da legislação municipal relacionadas à instalação de antenas para receber a nova tecnologia.

Segundo dados do InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, apenas 15 municípios da região, entre eles São José dos Campos, se adequaram à legislação.
Nos demais municípios, a mudança será necessária para que as operadoras invistam na infraestrutura do 5G e saibam onde as novas antenas podem ser instaladas, já que a tecnologia exige um número de equipamentos até 10 vezes maior que o 4G, posicionados nos mais variados espaços, como semáforos e fachadas de imóveis.

“Na hora de priorizar esse avanço do 5G, as empresas vão obviamente levar em consideração os municípios que já estão prontos para essa expansão, o que inclui ter uma legislação atualizada. Nosso objetivo é acelerar a chegada da tecnologia, que terá impacto direto na atração de investimentos, nos projetos de inovação e na geração de emprego e renda”, disse o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo.

Painéis sobre a importância do 5G para a competitividade dos municípios, créditos para soluções inovadoras nas cidades e atualização das leis reuniram, ainda, representantes de entidades e empresas como: Anatel, DesenvolveSP, Prodesp, Siga Antenado, Conexis, Abrintel, Nokia, Huawei, Ligga, Juganu, Ericsson, Vivo e Tim.
Antenas parabólicas tradicionais
A InvestSP também tem feito uma mobilização pela troca das antenas parabólicas de TV tradicionais pelas digitais. Isso porque o sinal dos equipamentos antigos pode sofrer interferências, com a chegada do 5G, e será desativado no fim de 2024.

A ideia é incentivar e apoiar as prefeituras na realização de campanhas em espaços públicos para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas, que já pode ser feita gratuitamente em todas as 645 cidades paulistas.
Para ter acesso à antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa: ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único; e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo.

Os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas. As regras para ter acesso ao equipamento e o passo a passo para fazer o pedido podem ser consultados no site Siga Antenado.