Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Filho de Hebe Camargo visita Mistau e doa acervo

Filho de Hebe Camargo visita Mistau e doa acervo

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau) recebeu na última quinta-feira, 17, a visita de Marcello Camargo Capuano, filho de Hebe Camargo. Ele conheceu o memorial dedicado a sua mãe, inaugurado dia 18 de maio deste ano.

Marcello doou acervos da taubateana ilustre para compor o Museu. Agora, além de fotografias e decorações, o local reúne uma série de itens pertencentes à apresentadora, como vestidos, roupas, sapatos e os Troféus Imprensa e Roquette Pinto.

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté foi criado por decreto em 1993 e seu objetivo é coletar, preservar, pesquisar e difundir o acervo iconográfico, sonoro e audiovisual de interesse ou valor artístico, histórico ou cultural de Taubaté e região.

De lá pra cá, o Mistau foi se transformando e acompanhando a história de Taubaté e de seus filhos ilustres ligados a história da imagem e do som de nosso município. No entanto, o prédio onde funciona o Museu necessitava de obras de restauro geral, visando a segurança dos servidores, visitantes, bem como do acervo ali existente.

Foi diante dessa necessidade que o museu foi fechado em 2022, e numa parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria de Obras, recebeu uma reforma geral.

Nesse período, foram criados novos espaços expositivos e inúmeras adequações e, a partir de 18 de maio, passou a contar com espaços dedicados ao jornalista Cid Moreira, à rainha da televisão brasileira Hebe Camargo e maestro Yves Rudner Schmidt.

O Mistau já contava com homenagens a outras celebridades, como Celly Campello, Anacleto Rosas Junior, Remedica Falco, Nancy Guisard, Espaço do Cinema – Amácio Mazzaropi, Espaço de Projeções Chico do Cinema, Espaço do Rádio – Rádio Difusora.

O memorial pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, sábados, domingos e feriados (incluindo emendas), das 11h às 16h. O Mistau está localizado na avenida Tomé Portes Del Rei, 761, no Jardim Ana Emília.