Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Festival gastronômico marca o início da colheita do cambuci em Paraibuna

Festival gastronômico marca o início da colheita do cambuci em Paraibuna

Com safra estimada em cerca de 100 toneladas, neste ano, começa na região a colheita do cambuci, fruta nativa da Mata Atlântica abundante na área de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar. No caso do Vale do Paraíba, os dois principais produtores são os municípios de Paraibuna e Natividade da Serra, sendo este último considerado como o maior do Estado de São Paulo, pleiteando, inclusive, o título de “Capital Estadual do Cambuci”.

Para melhor aproveitar a época da colheita e divulgar a cadeia de valor do cambuci e outras frutas nativas, o Instituto H&H Fauser, realiza nos dias 8,9 e 10 de março, em Paraibuna, o 13º Festival Gastronômico do Cambuci, abrindo também a 15 Rota do Cambuci, que inclui outras edições do Festival em outros municípios. Até o ano passado o evento era realizado em Paraibuna no mês de agosto, quando não há mais disponibilidade da fruta fresca no pé.

Segundo a presidente do IHHF, Amely Fauser, a proposta é aproximar o público e dar visibilidade ao cambuci e suas múltiplas qualidades como ingrediente de receitas de bebidas, pratos doces e salgados, sorvetes, picolés, biscoitos, mousses, geleias, cachaça, espumantes e até requeijão, além produtos diferenciados como algodão doce, café saborizado e suspiro.

“Alguns restaurantes e lanchonetes locais, pequenas agroindústrias e produtores já beneficiam o fruto, mas nossa intenção é ampliar esse uso, inclusive na merenda escolar, além de torná-lo cada vez mais um atrativo turístico com grande potencial de desenvolvimento”, afirma.

O mix de frutas nativas da Mata Atlântica inclui também o juçara, a jabuticaba, a uvaia, a grumixama e cereja do rio grande, entre outras.

Programação – A programação do Festival promete movimentar a cidade e região com diversas atividades como concurso gastronômico, barracas de produtos e uma rodada de negócios para a aproximação entre produtores e potenciais compradores; aula-show, workshops e rodas de conversa sobre “Frutas Nativas, Turismo e Desenvolvimento Local” e “Plantas Medicinais”, além de uma feira de sementes, mudas e bulbos.

Para estimular ainda mais o uso gastronômico do cambuci, será realizado um concurso de receitas, que está com inscrições abertas na Fundação Cultural, exclusivamente para empresas comerciais e moradores de Paraibuna.

O 13º Festival do Cambuci e Outras Frutas Nativas tem o patrocínio da Caepa e Bananinha Paraibuna e o apoio institucional do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PITSJC), Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva, Prefeitura Municipal, Instituto Auá, Senac (SJC), Sebrae, Atlas Florestal, Polícia Militar e CATI (Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP).