Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Espetáculo “Rio Jordão” será apresentado no domingo em São José dos Campos

Espetáculo “Rio Jordão” será apresentado no domingo em São José dos Campos
Crédito Foto – Arô Ribeiro

No próximo domingo, 24 de março, às 19h, será apresentado no CAC Walmor Chagas, em São José dos Campos, o espetáculo “Rio João”, inspirado na vida e obra do poeta, dramaturgo, diretor e ator João das Neves. No mesmo dia 24, das 14h às 18h, haverá a oficina “Dramaturgias Libertárias, com Solange Dias, dramaturga da obra. A apresentação e a oficina são gratuitas!

A Cia. Paulicea de Teatro, em seus 27 anos de existência, sempre norteou sua pesquisa e suas obras a partir de materiais que promovessem um diálogo profundo com a cultura brasileira e da América Latina, buscando refletir questões artísticas e poéticas como espaço de confronto social e político.

Em 2021, a Cia. foi contemplada no 38º de Fomento ao Teatro, com o projeto “Missão João das Neves – Em Busca de uma Nação Imaginada”, estruturado a partir da vida e obra do dramaturgo, diretor, ator e poeta João das Neves (1934-2018), com o objetivo de revisitar os caminhos artísticos trilhados por ele a partir de uma série de ações compostas por rodas de conversa, leituras dramáticas, oficinas, vivências e a produção de um espetáculo inédito, buscando encontrar pistas de como podemos nos posicionar estética e eticamente no atual momento de nossa história.

Inquieto e profundamente interessado nas diferentes realidades e identidades brasileiras, João foi a nascente e o condutor de criações memoráveis como “O Último Carro” e “Primeiras Estórias”, na busca de um teatro genuinamente popular. Ele imaginava um mundo em que coubessem todos os mundos, inspiração que trazia dos grandes movimentos revolucionários da América Latina e, para isto, aliava arte com consciência política, poesia com teatro de resistência.

Inspirados por esta potência que é João das Neves, a Cia. Paulicea traz à cena o espetáculo “Rio João” celebrando um Brasil que canta, dança e recria universos que pulsam vida, fazendo da arte mola propulsora para um futuro mais igualitário e diverso.

Para tanto, “Rio João” junta também em sua correnteza, outros afluentes que são as vozes, corpos e memórias de seus intérpretes, compartilhando suas trajetórias artísticas na mesma convicção de que o teatro pode e deve ser transformador e potência de vida e alegria.

Com canções compostas especialmente para o espetáculo, a proposta é criar um espaço de celebração junto ao público, promovendo um encontro que nos faça conectar novamente com a dor e o riso de viver nesse Brasil, mas de forma intensa e criativa, assim como João fez e continua fazendo através de nós.

SERVIÇO:

– 24 de Março, domingo às 19h

– CAC Walmor Chagas – Rua Netuno, 41, Jardim da Granja – São José dos Campos, SP

– Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo

Além do espetáculo, a Cia. oferece à cidade a oficina “Dramaturgias Libertárias” com Solange Dias, dramaturga da obra. A partir de fotos icônicas de resistência e luta dos países da América Latina contra governos autoritários, experimentaremos a escrita de cenas curtas trabalhando a potência dessas imagens.

SERVIÇO:

  • 24 de Março, domingo das 14h às 18h
  • CAC Walmor Chagas – Rua Netuno, 41, Jardim da Granja – São José dos Campos, SP
  • Inscrições até dia 20/03 em linktr.ee/ciapauliceadeteatro