Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

“Escola Sem Medo”: após ataques, Nova Escola cria movimento para a construção coletiva de cultura de paz

“Escola Sem Medo”: após ataques, Nova Escola cria movimento para a construção coletiva de cultura de paz

A iniciativa convida toda a comunidade escolar a enfrentarem o medo juntos. O lançamento do movimento aconteceu na última quarta-feira (19), e contou com especialistas em Educação

Após o aumento dos ataques nas intuições de ensino, a Nova Escola convida toda a comunidade educacional para o movimento Escola Sem Medo, uma iniciativa para restaurar o ambiente de paz e resgatar a força das escolas, reunindo aqueles que acreditam na Educação. O objetivo é construir espaços de diálogo, de escuta e de disseminação de informações confiáveis. O movimento é apoiado por Fundação Lemann, Gerando Falcões, Instituto Gesto e Vetor Brasil.

De acordo com Ana Ligia Scachetti, pedagoga e CEO da Nova Escola, além de discutir quais serão as medidas de segurança daqui para a frente, é necessário enfrentar a onda de medo que vem tomando conta das escolas e os boatos que circulam nas redes sociais.

“Criamos este movimento para levar informação de qualidade sobre como as escolas podem ser um lugar seguro, de acolhimento e de paz, não de medo. Alguns parceiros já estão com a gente, mas este é um movimento aberto. Toda organização, empresa, escola ou pessoa pode ajudar a espalhar esta ideia.”, diz Ana Ligia.

Em sincronia com esse momento, a Nova Escola dissemina novos conteúdos em sua plataforma digital sobre como tranquilizar a comunidade escolar e como denunciar em caso de suspeitas de novos ataques. Também lançam o “Manifesto por uma escola sem medo”.

Para marcar o lançamento dessa chamada coletiva à união e cultura de paz, a Nova Escola fez uma live no Instagram na quarta-feira (19), com especialistas na área: Juliana Rohsner (Professora, Pedagoga, Gestora Escolar, mestra em Ensino de Humanidades e atual Secretária Municipal de Educação – Vitória/ES) e Danila Di Pietro (Pedagoga, licenciada em letras, doutoranda e mestra em Educação, especialista em Gestão Escolar, relações interpessoais na escola e construção da autonomia moral).

A violência nas escolas

O cenário da violência nas escolas é uma realidade. Pesquisas recentes feitas pela Nova Escola revelam que 8 a cada 10 professores relatam casos de violência nas escolas onde trabalham. Além disso, 70% dos professores não contam com apoio psicológico e metade dos professores já presenciaram situações de racismo em ambiente escolar e, quando considerado apenas respostas de pretos e pardos, percentual avança.

Tendo como base esses dados prioritários, e outros, o Movimento Escola Sem Medo irá discutir soluções e alternativas para resgatar o ambiente escolar como um espaço de paz, acolhimento e transformação.