Search
quarta-feira 15 maio 2024
  • :
  • :

Entre, experiência imersiva em realidade virtual, estará em São Bento do Sapucaí, nos dias 10 e 11 de junho

Entre, experiência imersiva em realidade virtual, estará em São Bento do Sapucaí, nos dias 10 e 11 de junho

Mesclando elementos da instalação, da performance, do teatro e realidade virtual, com ações realizadas no ambiente físico e virtual – por meio de óculos de realidade virtual – a exposição “Entre” está em sua 2ª edição, com circulação por seis cidades do Estado de São Paulo. Nos próximos dias 10 e 11, o projeto estará em São Bento do Sapucaí, no Centro Cultural Municipal Rua Alferes Pedrosa, 42, no Centro, com cinco sessões em cada dia, entre 13h e 19h.

Diferente da temporada de 2022, neste ano, a mostra circulará por diversas cidades. Segundo os organizadores, a iniciativa tem o objetivo de promover a democratização do acesso à arte e novas tecnologias. “Escolhemos cidades do interior de São Paulo com menos de 50 mil habitantes com o intuito de descentralizar das médias cidades”, afirma Andressa Moreira, coordenadora geral e diretora de produção do projeto.

O projeto já passou por Araçoiaba da Serra, e ainda circulará por Pilar do Sul, Charqueada, Cananeia e Monte Aprazível.

Cada exibição durará em média 30 minutos, com capacidade para dez espectadores por sessão e classificação indicativa para a partir de 16 anos. “Nas cidades em que o ‘Entre’ circulará, serão realizadas cinco sessões diárias, por dois dias, em cada local. O objetivo, até o final da temporada, é de chegar a 600 pessoas imersas nessa expressão artística”, detalha a coordenadora.

“A circulação pelas cidades escolhidas tem o intuito de construir aproximações poético/afetivas, aproximar e facilitar o acesso às discussões cênicas, no que diz respeito à relação entre corpos e novas tecnologias”, reforça Andressa Moreira, que também é gestora da AUA Produções – Produtora de Eventos e Projetos Artísticos – que está realizando o projeto.

Além da exposição, antes de todas as apresentações, acontecerá um bate papo realizado pelo idealizador e diretor artístico de “Entre”, Robson Catalunha.

A conversa intitulada “Criação, Corpo e Tecnologia – Realidade Virtual em Debate” terá duração de 20 minutos, sendo realizada antes da execução da obra. O bate papo é dirigido a todo o público presente, com o intuito de discutir tanto as questões relacionadas à criação, corpo e tecnologia, como as temáticas que cada artista evoca com suas corporeidades-identidades.

 

O formato de exibição

A exposição proporciona autonomia ao público, oferecendo a liberdade de se deslocar pelas instalações presenciais e girar o corpo em 360º, com o auxílio de óculos de realidade virtual (VR), unindo a tecnologia a uma instalação artística interativa, para investigar as relações do corpo humano com o ambiente e com as performances, dialogando entre si.

Robson Catalunha comenta sobre este novo formato artístico exibido. “Nos últimos anos, tenho me interessado em criar trabalhos que proporcionem uma autonomia ao público. Paradoxalmente, a tecnologia foi a forma que encontrei de criar uma experiência nesse sentido”, ressalta.

Já Felipe Cruz, diretor de arte, explica que a adaptação necessária para a 2ª edição do “Entre”, em comparação com a primeira, foi por questões logísticas, das viagens entre as cidades, sem comprometer as concepções dos elementos cênicos. “Nosso desafio é criar um elo entre o trabalho e o espectador. A exposição interativa cria uma proximidade única para quem vivencia-la”.

Tecnologia a favor da arte por meio da realidade virtual

Resultado de uma investigação (2020-2021) sobre comportamentos de corpos diante das novas tecnologias, “Entre” é uma experiência dividida em três partes: a primeira será composta por três ambientes, nos quais intermediadores conduzem e orientam os visitantes durante a experiência, a partir de uma conversa inicial com o público e elementos que compõem a segunda parte do trabalho.

Em um determinado momento, após um tempo de fruição, o público será convidado para assistir a segunda parte da obra, que se dará por meio do uso de óculos de realidade virtual. Ambas as partes estão conectadas pelas mesmas temáticas e se complementam.

Após a experiência em realidade virtual, o público “retorna” ao ambiente físico e observará as mesmas instalações vistas na primeira parte, entretanto, depois de ter vivenciado a experiência em realidade virtual, ressignificando o que foi visto anteriormente.

Além deste projeto, Robson Catalunha esteve por trás de outros trabalhos artísticos envolvendo realidade virtual, como “O Híbrido”, obra indicada ao Prêmio APCA (2021), selecionada para o Festival de Torino (Itália) e Festival de Cannes (França).

“Entre é um trabalho que proporciona autonomia ao público, que tem a liberdade de se deslocar pelas instalações presenciais e girar o corpo em 360º, escolhendo aquilo que quer ver, o que faz com que cada pessoa possa ter uma visão completamente diferente de uma mesma obra”, finaliza Robson Catalunha.

O projeto foi contemplado no edital nº10/2022 de ARTES VISUAIS / CIRCULAÇÃO DE EXPOSIÇÃO/ do PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL – ProAC do Governo do Estado de São Paulo, escolhido pela Comissão Julgadora, entre mais de 100 projetos inscritos.

SERVIÇO

Horários das sessões: 13h00/14h30/16h00/17h30/19h00

Capacidade: 10 pessoas por sessão

Classificação indicativa: 16 anos

*Retirada de ingressos no local, com 1h de antecedência do horário de cada sessão

Evento gratuito

FICHA TÉCNICA

Diretor artístico: Robson Catalunha

Diretor de arte: Felipe Cruz

Performers – pesquisadores e criadores: Daia Moura, Douglas Emilio e Hércules Soares

Coordenadora geral e diretora de produção: Andressa Moreira

Produtora: Magda Barbosa

Monitoria: Joéssica Borges e Ketlyn Azevedo

Designer Gráfico: Laerte Késsimos

Assessoria de Imprensa: Juliana Ferraz e Beatriz Jarins – JF Gestão de Conteúdo

Social Media: Fernanda Ellen e Pedro Shiroma Pinto – Óh Quem Fala Digital

Assessoria Contábil: Karen Amorim – Amorim Consultoria Contábil

Motorista: Reginaldo Borges de Carvalho

Idealização: Robson Catalunha

Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa e Aua Produções

Parceria:

Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra – Secretaria de Turismo e Cultura

Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí – Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico

Prefeitura Municipal de Pilar do Sul – Secretaria de Cultura e Turismo

Prefeitura Municipal de Charqueada – Secretaria de Governo

Prefeitura Municipal de Cananéia – Departamento Municipal de Cultura

Prefeitura Municipal de Monte Aprazível – Assessoria Municipal de Cultura

 

*Participaram do processo de criação:*

 

Participações (cena Hércules Soares): Tania Soares, Helen Soares e Nilson Madureira de Almeida

Provocadora artística: Cleide Riva Campelo

Consultoria de luz: Roberto Gill Camargo

Equipe de arte: Ketlyn Azevedo e Marcelo Simões

Maquiagem: Be Hemp e Ketlyn Azevedo

Trilha sonora original: Henrique Ravelli

Produtor: Rafael Ferraz

Consultor de realidade virtual e captação de vídeo: André Stefano

Design 3D (cena Douglas Emilio): Bruno Ducatti

Editor de vídeo: Rodrigo Rímoli