Search
terça-feira 7 maio 2024
  • :
  • :

“Crônicas e Contos do Escritor” – O diferente recomeço de tudo

Temos, por costume, considerar a segunda-feira como o dia ideal para começar tudo. Começamos a dieta na segunda-feira, a academia na segunda, a caminhada e muitas outras coisas.
Talvez faça sentido, né? Na segunda-feira começa a semana (considerando que o domingo faz parte do fim de semana, é claro), então, na segunda-feira começamos tudo, certo?

E quando vem a virada do ano, em plena segunda-feira, é natural que entendamos que é o momento certo para começar tudo. Primeiro dia do ano, primeira segunda-feira do ano, primeiro dia da semana, então…, é o começo (ou seria recomeço) de tudo.

Promessas de tudo o que vou fazer, ou deixar de fazer, nesse ano. Listas de metas, objetivos e desejos. Quem nunca fez? Na segunda-feira, primeiro de janeiro, começo a pôr em prática tudo o que imaginei. Bom a academia deve estar fechada no dia primeiro, então, deixa para começar na terça-feira mesmo, afinal, é o primeiro dia útil do ano. E é sempre bom esperar mais um dia para começar a academia, assim dá tempo pra ressaca passar.

Mas, a despeito da ressaca, (e dos restos da ceia de réveillon) a dieta e a caminhada já dá para começar na segunda mesmo. Vamos lá, força, coragem. Misericórdia Senhor!

E, de qualquer maneira, já no dia primeiro tudo vai estar mudado, virou o ano, portanto, vida nova, mundo novo. O ano de 2024 será fantástico e o mundo vai ser bem melhor e quando acordar no dia 01 de janeiro, tudo já vai ser diferente, passe de mágica, acredite no impossível (oh, meu Deus do céu!), bola pra frente que agora vai…

E eis que acordei no dia primeiro, plena segunda-feira, acreditando que tudo mudou. Levantei de um pulo, sorrindo, animado, fui ao banheiro fazer a higiene do dia (como faço todos os dias do ano). Ainda é cedo, mas já está quente, contraio um pouco a sobrancelha…, não entendi…, o calor é o mesmo. Bom, deixa pra lá…, vamos acreditar que tudo mudou.

Rosto molhado, desperto e animado pela água fria, saio para olhar a rua. O mesmo céu azul com algumas poucas nuvens brancas que se mexem ao sabor do vento. O mesmo vento que sentimos em todos os dias. Olho para a rua e vejo o mesmo asfalto e os mesmos vizinhos. Ah, os postes também são os mesmos e estão no mesmo lugar. Carros passam, motocicletas buzinam, alguma mãe xinga o filho, cachorros latem, ao longe, alguém grita…e tudo parece ser como sempre foi, nada mudou. Ué? Mas, cadê as mudanças que 2024 traria?

Entro em casa, vejo as notícias no celular e temos, como principais delas, terremoto no Japão com ameaça de tsunami no próprio Japão e nas Coréias. Infelizmente nada mudou.

Vejo também que o ditador norte coreano acabou de avisar ao seu exército para se preparar para a guerra. Guerra? Que guerra? Para que isso? Pelo visto a ganância e a imbecilidade humana não mudaram. Ligo a televisão e vejo outras mesmices como brigas políticas, corrupções, denúncias, assaltos, assassinatos, sequestros, brigas de trânsito que resultaram em mortes, um vizinho atirou e mandou o outro para o hospital pouco depois da virada do ano. Oi????
E as tragédias continuam…, PQP…tudo continua como antes.
Desligo a televisão e vou paquerar a geladeira e constato que as comidas de lá também não mudaram. São as mesmas de antes. Aliás, são as mesmas da ceia de réveillon.
Cadê as mudanças? Cadê a mágica? Cadê o encanto do novo ano?

Então, olho para a pequena imagem de Jesus Cristo que, do quadro da parede, me olha com um sorriso bondoso e complacente e entendo que as mudanças não virão de fora para dentro, minhas mudanças, tem que vir de dentro para fora. Não é o mundo que me muda, sou que posso mudar o mundo. Sou que faço meu mundo, sou eu que posso ser melhor para o mundo. O mundo nunca vai ser melhor para mim, é o que é e pronto, não vai mudar, mas eu posso encará-lo de uma forma diferente. Aí está a mágica da mudança da virada do ano. Aí está a diferença. Podemos olhar para o mundo de uma forma diferente, podemos pensar e agir diferente, podemos fazer o nosso melhor…e sempre poderemos fazer ainda e ainda melhor. Pense nisso!

Faça melhor, mude o seu mundo para melhor, sorria, acredite, pense positivo, trabalhe e se prepare para seu melhor. Não reclame, não lamente, não deixe para amanhã e nem viva do passado. O presente é hoje e a mudança pode começar agora. Só depende de você.