Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Crianças e adolescentes abrigados são levados para uma vivência de escalada

Crianças e adolescentes abrigados são levados para uma vivência de escalada

A proposta busca abrir as portas da arte, cultura, educação e lazer para as crianças e adolescentes que vivem em abrigos. A maioria nunca teve a oportunidade de vivenciar experiências como essas.

Juíza da Vara da Infância e Juventude de Pindamonhangaba, Dra. Patrícia Cotrim Valério, prova que o amor, respeito e empatia vão muito além da profissão. Na Comarca de Pinda , ela tem proporcionado dias de lazer à dezenas de crianças e adolescentes acolhidos. Contudo, todo esse trabalho só é possível graças a inciativas do judiciário em conjunto com instituições sem fins lucrativos, como é o caso do Instituto da Escalada (@institutoparaescalada).

A vivência vai além dos risos e da diversão. De acordo com magistrada, esse é um momento de integração entre as crianças e adolescentes abrigados onde é possível trabalhar também com a autoestima e autoconfiança. “É quando podemos mostrar a essas crianças e adolescentes que não estão fora da sociedade. Elas veem que estão separadas do seu seio familiar, mas que o retorno é possível e que realmente o abrigo não é sinal de desesperança, e sim um momento emergencial”.

Na última semana, adolescentes acolhidos do Município de Pindamonhangaba realizaram atividade de escalada em Taubaté. A iniciativa só foi possível graças a uma ação conjunta com a Vara da Infância e Juventude de Pindamonhangaba e o Instituto para Escalada, uma Organização sem fins lucrativos que oferece atividades de escalada, aliada à educação e desenvolvimento socioemocional para todas as pessoas.

A Vara da Infância e da Juventude de Pindamonhangaba, assim como muitas unidades do Tribunal de Justiça de São Paulo que zelam pelos direitos das crianças e dos adolescentes, constantemente vai além de suas atribuições jurisdicionais e se empenha em iniciativas com a finalidade de propiciar educação e convivência social e familiar aos jovens que, por motivos diversos, encontram-se abrigados em instituições de acolhimento.

Para Dra. Patrícia, o desenvolvimento desses projetos reflete diretamente na qualidade de vida dos acolhidos. Ela acredita que a vara tem o papel de formar e manter uma rede protetiva bastante articulada, com diversas entidades públicas e privadas, que possam ser parceiras no planejamento e execução dos projetos, garantindo dias de lazer para os adolescentes.

INSTITUTO PARA ESCALADA

Não é possível falar em vivência de risos e diversão sem mencionar instituições que proporcionam tudo isso. O Instituto para Escalada tem proporcionado momentos únicos e que certamente farão a diferença na vida desses adolescentes acolhidos.

Na página do Instagram @institutoparaescalada é possível ver um pouco do trabalho realizado por essa organização sem fins lucrativos. Entre em contato e saiba mais.