Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Coluna Espírita – Reflexões sobre a obra “A Gênese”, de Kardec

Coluna Espírita – Reflexões sobre a obra “A Gênese”, de Kardec

• Wagner Ideali – Atibaia/SP
A Doutrina começa com O Livro dos Espíritos em abril de 1857, considerado o início da Doutrina, onde essa obra apresenta todos os seus princípios e fundamentos. Logo após, em janeiro de 1861, o lançamento de O Livro dos Médiuns, como um tratado, um profundo estudo dos fenômenos mediúnicos e suas características. Em abril de 1864, os Espíritos contemplam Kardec com O Evangelho segundo o Espiritismo, mostrando de forma lógica, profunda, clara, os principais ensinos do Mestre Jesus. Um ano depois, em agosto de 1865, publica o livro O Céu e o Inferno, apresentando de forma clara toda a justiça divina dentro dessa visão espiritual, com profunda racionalidade e objetividade de um cientista.
Em janeiro de 1868, Allan Kardec publica a primeira edição da obra pertencente ao chamado pentateuco espírita, A Gênese.
Outras obras complementares foram publicadas tais como: O que é o Espiritismo, O principiante Espírita, A Obsessão, e, claro, as importantes Revistas Espíritas.
A Gênese se tornou um marco, pois é uma obra para tirar todo o misticismo que porventura poderia existir sobre a doutrina e apresentá-la como uma ciência experimental, e aberta, a ser complementada com as futuras descobertas científicas. Tem por objeto o estudo de três pontos até então interpretados de maneira obscura pelos homens: a gênese, os milagres e as predições do Evangelho.
Kardec procurou destacar a interdependência do elemento espiritual com o elemento material; na ação simultânea desses dois princípios, nascem os fenômenos, que até então inexplicáveis pelas demais doutrinas, por desconhecerem a sua existência.
Foi com A Gênese que ficou mais clara a existência do mundo espiritual e também as suas relações com o mundo material.
Dentro dos 18 capítulos, os Espíritos nos apresentam: o caráter da Revelação Espírita, a existência de Deus, o Bem e o Mal, a Uranografia geral, as gêneses: orgânica, espiritual e mosaica, além de importante estudo sobre os milagres e as predições.
Podemos perceber que cada capítulo vai se completando ao anterior, formando uma estrutura lógica e objetiva como todas as obras do Mestre de Lyon.
O livro A Gênese é um marco importante na codificação do Espiritismo. Cada livro da codificação tem suas características e importância dentro da estrutura da doutrina e A Gênese nos apresenta com uma linguagem, tendo uma pitada de um texto científico, mas claro para qualquer pessoa entender, tratando assuntos delicados que antes eram vistos de forma muitas vezes fantasiosas e deixadas de lado por falta de uma explicação lógica.
O Espírito Galileu, valendo-se da mediunidade do Astrônomo Camille Flammarion, transmitiu algumas comunicações sob o título de “Estudos Uranográficos”, que formariam, mais tarde, o cap. VI da A Gênese.
Como em todas as obras de Kardec, ele sempre procurou mostrar a união da ciência com a espiritualidade, mas foi n’ A Gênese que ficou clara e patente essa necessidade. Nessa magnífica obra, que inicia conceituando o caráter da revelação espírita, a existência de Deus, em seguida, adentra um tratamento de aspectos científicos, encerrando a obra com um estudo sobre os milagres e as predições realizadas por Jesus.
Como disse o prof. Herculano Pires: “… quando tiver alguma dúvida mais profunda sobre o Espiritismo, recorra às obras da codificação” …
Que Jesus nos abençoe hoje e sempre.