Search
sábado 4 maio 2024
  • :
  • :

Câmara de Taubaté aprova mudança em idade mínima para aposentadoria

Câmara de Taubaté aprova mudança em idade mínima para aposentadoria

Os vereadores de Taubaté aprovaram as idades mínimas para aposentadoria do servidor público municipal. O projeto de emenda à Lei Orgânica 1/2022, de autoria do prefeito José Saud (MDB), foi incluído na pauta da sessão desta terça-feira, 21, e submetido a primeira votação. Será necessária a segunda discussão, além da promulgação, para que o projeto se torne lei.

O texto, que recebeu emendas redacionais da Comissão de Justiça, determina que a servidora será aposentada aos 62 anos de idade e o servidor aos 65 anos, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar. Atualmente, a regra é de 55 anos para mulher e 60 para homens, combinado com as outras exigências.

Professores terão idade mínima para a aposentadoria reduzida em cinco anos, desde que comprovem tempo de efetivo exercício das funções de magistério da educação infantil e no ensino fundamental e médio, conforme requisitos previstos em lei complementar.

De acordo com a mensagem enviada pelo prefeito à Câmara, o projeto foi apresentado para adequar a legislação municipal à Constituição Federal, alterada por meio de Emenda Constitucional em 2019.

“A presente propositura seguiu as idades fixadas para os servidores da União, mantendo-se a necessária igualdade entre os servidores públicos e considerando-se, ainda, a expectativa de sobrevida dos idosos, apontada como uma das causas da alteração previdenciária, em respeito à simetria federativa”, diz a mensagem.