Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Bambu: resistência, simplicidade e retidão

Bambu: resistência, simplicidade e retidão

Simbologia – ornamento de bem-estar – a partir do bambu

Tibério de Sá Leitão – Jornalista

A utilidade do bambu expressou, em uma sociedade, a comparação de boa conduta na vida – crescer para o alto – relação espiritual com essa planta. Bai Juyi, taoista, poeta chinês dos séculos VIII e IX, compôs poemas inspirados em canções populares da China.

Consoante a Botânica, o bambu pertence ao grupo das gramíneas, quer dizer, é da mesma família do arroz, trigo e da grama. Depois do arroz, nenhuma outra planta foi tão importante quanto o bambu, na história do Japão, China, Vietnã, Laos, Mianmar (Birmânia), Camboja e outros países asiáticos.

Logo depois da Ásia, a América do Sul é o continente com larga quantidade de variedades originárias. No Brasil, nas regiões Norte e Sul, cerca de 250 espécies nativas da planta estão catalogadas.

Touceira da planta em bambuzal

Milenarmente, o bambu possui uma vasta utilidade. Usado como material para edificações, na produção de vasilhas, trançados e cestos, embarcações, tubulação hidráulica, mobília, instrumentos musicais (flautas e marimbas), e, na confecção da fina qualidade de papel. Planta que inspira a produtividade de artesanatos.

Em certas culturas africanas o bambu é símbolo de alegria e felicidade. No Japão, o bambuzal simboliza bons augúrios – prosperidade – multiplicação e generosidade. O ritual da prática com a planta é uma arte decorativa, bem como, exercício espiritual da cultura nipônica. O oco do caule dos bambus é comparado ao espaço entre céu e terra. O caule do bambu (colmo), e a parte oca em que nós e entrenós ficam visíveis. Esse vazio espacial em formato “tubular”, canalizador de energia cósmica, segundo tradição Oriental.

Conceituado no Brasil, o “bambucreto”, aglutinação de bambu e concreto. Notável isolante térmico e acústico. Com padrão de robustez usado pela engenharia na construção civil.

O bambu, também conhecido por “aço verde”, possui características de solidez do aço – liga metálica composta por ferro e carbono. Com precisão de cálculo, para uso, o bambu é resistente à força de compressão, de tracionar e contorcer. Útil e simples.