Search
domingo 19 maio 2024
  • :
  • :

Astrologia – 2024: O Ano de Saturno

Astrologia – 2024: O Ano de Saturno

O ano de 2024 é regido pelo imponente (e até temido por alguns) Saturno, regente principal do signo de Capricórnio e co-regente do signo de Aquário, ao lado de Urano.
Saturno, o planeta dos anéis, é conhecido na astrologia como o “Senhor do Tempo”. Isso porque, a casa em que você tem Saturno no seu mapa astral natal pode mostrar um local de limitações e desafios na sua vida. Mas é um desafio que você, consciente ou inconscientemente, precisa passar na para obter aprendizados porque, depois de aproximadamente 30 anos, Saturno retorna, exigindo a aplicação dessas lições, transformando as limitações em pontos de força.

O famoso “Retorno de Saturno”, na astrologia, é um marco significativo na vida da maioria das pessoas, marcando o momento em que se levanta o véu da ilusão para enxergar a vida de maneira mais clara. É durante esse período que o jovem-adulto transcende para a verdadeira maturidade, encontrando respostas para as dúvidas que o intrigava anteriormente.

Ter Saturno como regente de 2024 é como se todos nós vivêssemos um grande retorno do planeta, de forma coletiva. Nos últimos anos, concentramo-nos em aprendizados profundos; no caso do Brasil, enfrentamos desafios como a convivência com um vírus letal, os perigos da negligência científica e os riscos associados a um governo negacionista. Agora, Saturno retorna para nos submeter a um teste: os seres humanos brasileiros realmente absorveram essas lições e saberão fazer escolhas mais sábias? É ano de eleição e a mudança pode estar nas mãos de cada um.

Um 2024 regido por Saturno destaca a importância da perseverança e da participação na vida social. Este é o ano em que estruturamos formas, promovemos a integração de valores, leis e conhecimentos. É um período de aceitação e aprendizado que se manifesta com a força da maturidade e da prática da resiliência.

O último planeta visível a olho nu nos adverte: é hora de aprender a conviver com a realidade, seja ela dolorosa ou prazerosa. Isso não implica resignação, mas sim a prática da ressignificação e da forma como encaramos o mundo. Podemos não mudar o curso de muitas coisas, mas temos o poder de transformar nossa reação diante delas.

Em um paralelo com o tarô, Saturno seria representado por “O Eremita”, aquele que adquire conhecimentos ao longo do tempo que nenhuma instituição acadêmica poderia proporcionar. Saturno chega em 2024 para nos lembrar da necessidade de assumir a responsabilidade por nossa narrativa e história, cientes de que tudo o que foi plantado, ou deixou de ser, terá suas consequências. A pergunta que fica é: isso te traz conforto ou te assusta?

O que dizem as cartas de tarô e a numerologia

Todos os anos, unindo os conhecimentos da numerologia com o tarô, chegamos em um arcano maior que rege as energias daquele ano. Em 2023, por exemplo, o arcano regente foi “O Carro”, de número sete, que nos pedia mais senso de valorização ao nosso próprio caminho, buscando nossa direção, nos mantendo fiéis às nossas crenças enquanto administramos os conselhos das pessoas mais velhas.

No caso de 2024, o arcano regente é “A Justiça”, de número 8 (2+0+2+4 = 8), que vai nos pedir um maior equilíbrio em tudo o que precisa ser empreendido no ano novo. É um arcano que pede cautela na tomada de decisões mas também nos tranquiliza: é a carta do karma. Tudo o que foi plantado será colhido na mesma proporção. Se você plantou o bem, não tem porque temer.

Além disso, A Justiça pede que sejamos mais racionais e conscientes na nossa vida, de forma que consigamos ter uma visão mais realista e mais pé no chão de todas as nossas ações, atitudes e emoções. Apesar de pedir uma análise mais fria e uma reflexão mais impessoal e crítica, ela também alerta para que não sejamos severos demais de forma que possamos nos tornar injustos, desonestos e descontrolados.

Ter Saturno, o “senhor do tempo” regendo o nosso ano de 2024 ao lado da Justiça, a “senhora do karma”, nos alerta que a vida é um eterno plantio e uma eterna colheita. Pode demorar, mas o que é seu sempre estará gravitando ao seu redor e hora ou outra, volta para você – nas mesmas proporções. O karma unido ao tempo não são fatalistas e não buscam te castigar: eles apenas trazem de volta aquilo que você deu ao universo.

2024 para cada signo do zodíaco

Todos nós temos todos os signos do zodíaco na nossa vida. Quando interpreto um mapa astral, essa é a primeira coisa que eu explico. A única diferença é que cada signo age em uma área diferente da existência de cada um. O “nosso signo”, como popularmente conhecemos, é o nosso signo solar. É onde o Sol está no nosso mapa astral. Além dele, precisamos considerar mais alguns pontos de extrema importância: o signo lunar, o signo subtom de expressão, o signo ascendente, o signo de Saturno… E como você descobre cada um deles? Fazendo o seu mapa astral natal com um astrólogo de confiança. Só um astrólogo profissional conseguirá te guiar pelas nuances do seu mapa com precisão.
Pensando no mapa astral, criei um mapa geral de cada signo pelo ascendente e separei tudo aquilo que deve ficar em 2023 e tudo aquilo que deve ser cultivado com maior força em 2024. São traços que não vão sumir da noite para o dia (nem aparecer!), mas que devem ser levados em conta para serem treinados no decorrer no novo ano. Leia de acordo com o seu signo ascendente (aquele que está na cúspide da casa 1 do seu mapa natal):

ÁRIES (21/03 a 20/04)
Deixar em 2023: timidez, querer controlar o que está a sua volta, individualismo e autoritarismo.

Cultivar em 2024: concentração, energia criativa, busca de mais autonomia e necessidade de autoafirmação.

TOURO (21/04 a 20/05)
Deixar em 2023: desconfiança, teimosia sem sentido, medo de escassez exagerada e sentimento de posse.

Cultivar em 2024: senso de realidade, persistência, disciplina e amor e dedicação intensos ao trabalho.

GÊMEOS (21/05 a 20/06)
Deixar em 2023: inibição, medo do que é irracional, sarcasmo com as palavras e ironia sem sentido.

Cultivar em 2024: visão objetiva da vida, clareza de metas, saber aprender experimentando e disciplina.

CÂNCER (21/06 a 21/07)
Deixar em 2023: necessidade de ser aceito, introversão, melancolia e jogos mentais com as pessoas à volta (drama excessivo).

Cultivar em 2024: profundidade, entender como aumentar os recursos da família, se interessar pelas outras pessoas e ouvir mais.

LEÃO (22/07 a 22/08)
Deixar em 2023: baixa autoestima, dificuldade em perdoar, não aceitar ser contrariado e autoritarismo.

Cultivar em 2024: lealdade, demonstrações de afeto, generosidade com quem ama e apreciação artística.

VIRGEM (23/08 a 22/09)
Deixar em 2023: preocupação excessiva com tudo e todos, timidez, perfeccionismo obsessivo e criticismo exagerado.

Cultivar em 2024: responsabilidade, dedicação ao trabalho, mais objetividade nas escolhas e prazer em servir ao próximo.

LIBRA (23/09 a 22/10)
Deixar em 2023: falta de cooperativismo com as pessoas, não cumprir compromissos, não saber ouvir e falta de diplomacia.

Cultivar em 2024: inteligência social, cumprimento de contratos, flexibilidade em seus julgamentos e cooperação com as pessoas.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
Deixar em 2023: medo de traição, não reconhecer os seus erros, desejos de vingança e manipulação.

Cultivar em 2024: senso de determinação, intensidade para atingir os objetivos, profundidade nas relações e estudo da psique humana.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
Deixar em 2023: intolerância, fanatismo, radicalidade nos pensamentos e dificuldade em ser contrariado.
Cultivar em 2024: honestidade, amor pelos desafios, desejo de conhecer a verdade e busca pela ordem.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)
Deixar em 2023: ceticismo exagerado, ser muito materialista, ironia e trabalho em excesso que magoa os outros.

Cultivar em 2024: estudo de ciência e política, organização, natureza séria e assumir grandes responsabilidades.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)
Deixar em 2023: solidão, insegurança, medo de não ser valorizado pelas pessoas e arrogância intelectual.

Cultivar em 2024: visão humanitária, amor pela ciência e tecnologia, consciência grupal e responsabilidade pelas pessoas à sua volta.

PEIXES (20/02 a 20/03)
Deixar em 2023: dificuldade de aceitar a realidade, imaginação excessiva, vitimização e culpar-se pelos seus erros.

Cultivar em 2024: natureza empática, fortalecer o lado espiritual, generosidade com as pessoas mais vulneráveis e saúde mental.

Réveillon de cada signo

A noite de réveillon é repleta de superstições em todos os lugares do Brasil, independente da sua crença. Usar uma peça de roupa nova, em uma cor específica dependendo do que se quer atrair, quais números jogar na loteria… As apostas são muitas, literalmente.
Tendo isso em mente, e alinhado com as previsões astrológicas para cada signo na virada do ano, elaborei uma sugestão de cor de roupa que possa refletir a essência individual em 2024. Você tem a opção de usar a cor sugerida em uma peça de roupa e combinar com outra cor de sua escolha, conforme seus objetivos para o próximo ano.
Além disso, apresento os números da sorte, associados às energias benéficas segundo a numerologia, que podem influenciar positivamente o seu ano. Indico também a pedra que oferecerá proteção e energização ao longo de 2024, bem como uma frase que pode ser adotada como mantra durante o ano novo. Leia de acordo com o seu signo solar:

ÁRIES (21/03 a 20/04)
Cor para a virada: Branco
Números da sorte: 4, 8, 125
Pedra do ano: Cornalina
Afirmação do ano: Estou dando início a uma vida repleta de cuidado e compaixão.

TOURO (21/04 a 20/05)
Cor para a virada: Vermelho
Números da sorte: 5, 7, 124
Pedra do ano: Aventurina
Afirmação do ano: A minha presença é, por si só, completa e me traz realização.

GÊMEOS (21/05 a 20/06)
Cor para a virada: Turquesa
Números da sorte: 5, 7, 122
Pedra do ano: Sodalita
Afirmação do ano: Eu confio a tal ponto na minha integridade que posso mudar meus papéis e pontos de vista.

CÂNCER (21/06 a 21/07)
Cor para a virada: Amarelo
Números da sorte: 4, 8, 17
Pedra do ano: Selenita
Afirmação do ano: Eu aplico todos os meus dons e concentro todos os meus esforços no meu propósito de vida.

LEÃO (22/07 a 22/08)
Cor para a virada: Azul-claro
Números da sorte: 1, 2, 19
Pedra do ano: Citrino
Afirmação do ano: Eu estou aberto à intuição em todas as situações, mesmo que ela vá contra todas as expectativas.

VIRGEM (23/08 a 22/09)
Cor para a virada: Roxo
Números da sorte: 2, 9, 28
Pedra do ano: Malaquita
Afirmação do ano: Eu encaro a minha vida com total entusiasmo e todos os meus projetos estão em sintonia com o universo inteiro.

LIBRA (23/09 a 22/10)
Cor para a virada: Terracota
Números da sorte: 1, 29, 100
Pedra do ano: Turmalina verde
Afirmação do ano: Eu uso a imaginação para visualizar uma vida mais plena para mim.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
Cor para a virada: Azul-escuro
Números da sorte: 3, 9, 39
Pedra do ano: Jaspe
Afirmação do ano: Eu estou criando espaço interior e exterior de acordo com as minhas necessidades.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
Cor para a virada: Verde
Números da sorte: 8, 13, 61
Pedra do ano: Ametista
Afirmação do ano: Eu participo do fluxo criativo e usufruo a inovação espontânea que jorra dentro de mim.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)
Cor para a virada: Laranja
Números da sorte: 4, 8, 31
Pedra do ano: Ônix
Afirmação do ano: Eu transformo as minhas lembranças em significado e descubro a essência poética de tudo o que vivi.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)
Cor para a virada: Lilás
Números da sorte: 5, 15, 97
Pedra do ano: Sodalita
Afirmação do ano: Tenho lampejos intuitivos quando todo meu ser busca entendimento.

PEIXES (20/02 a 20/03)
Cor para a virada: Azul-celeste
Números da sorte: 3, 18, 99
Pedra do ano: Fluorita
Afirmação do ano: Eu posso usar a razão quando preciso realizar ações práticas e lógicas.

 

Banho da prosperidade para o dia 31 de dezembro

Os momentos antes da virada de ano são simbólicos. São nesses últimos minutos que encerramos mais um capítulo das nossas vidas, agradecendo por tudo o que passou e também são neles que entramos de cabeça em uma nova história, cheios de expectativas, pedidos, sonhos e metas. Quando o relógio bate meia-noite, nossos ânimos se renovam, nossa bateria se completa e o nosso coração transborda com as possibilidades que estão à frente. Se, no ano todo, temos medo da novidade, nesta noite, o medo não existe. Pelo menos, não com força. Ele dá lugar para a esperança, para a chance de fazer que o novo ano seja ainda melhor que o ano que passou.

Créditos: Pixabay

Para te dar um empurrãozinho na noite da virada, preparei este “Banho da Prosperidade”. Neste momento, não importa a sua crença ou a sua religião. É um banho que te deixa com os caminhos abertos por meio das propriedades fitoenergéticas de cada um dos componentes, seja você da crença que for.
Você vai ferver 2 litros de água com:
– 1 maçã dividida em quatro partes até a metade (só faça o corte, não separe as partes);
– 1 noz moscada ralada;
– 3 canelas em pau;
– 5 cravos;
– 3 anis estrelados;
– 1 colher de chá de sal (grosso ou fino, tanto faz).

Depois de fervido, você vai deixar esfriar até uma temperatura agradável e vai tomar o seu banho normalmente para se preparar para a chegada de 2024. Este deve ser o seu último banho de 2023. Depois do banho normal, você vai despejar o líquido fervido coado no corpo, mentalizando coisas positivas e prósperas. Deixei algumas ideias de afirmações no final para você fazer enquanto se banha. Deixe secar naturalmente o máximo que conseguir. Caso tenha alguma religião ou crença, faça sua prece ou oração de preferência após o banho, agradecendo pelo ano que passou.

Feito isso, se vista de acordo com a sua cor com uma peça de roupa nova (qualquer uma) e vá curtir a sua noite de ano novo!

________________________________________

Afirmações para mentalizar durante 2024
A Lei da Atração consiste em um princípio energético bem simples: semelhante atrai semelhante. Se eu mentalizo aquilo que eu desejo para a minha vida, eu passo a materializar e co-criar aquilo com o universo porque meu campo energético se torna semelhante ao campo energético daquilo que eu desejo atrair.

Créditos: Freepik

A materialização afirma que os nossos pensamentos e sentimentos moldam a realidade ao nosso redor. Ao direcionarmos nossas energias para o positivo, podemos atrair experiências, pessoas e circunstâncias desejadas para nossas vidas. A prática é bem simples: basta cultivar pensamentos otimistas acerca daquilo que você quer atrair, visualizar suas metas alcançadas e manter uma mente aberta para as oportunidades que o universo apresenta no ano novo.

Para te ajudar, aqui estão 15 afirmações valiosas para você usar como mantra, mentalizando sempre ao acordar para manifestar em diferentes áreas da sua vida em 2024:

● Eu sou merecedor(a) de toda a abundância que o universo tem a oferecer.
● A cada dia, eu me torno mais alinhado(a) com as energias positivas ao meu redor.
● Minha vida é um reflexo dos meus pensamentos positivos e intenções poderosas.
● Eu sou grato(a) por todas as bênçãos presentes em minha vida.
● A cada respiração, eu atraio saúde, felicidade e bem-estar.
● Eu sou capaz de criar a realidade que desejo com a minha mente e coração abertos.
● O universo conspira a meu favor, trazendo-me oportunidades extraordinárias.
● Eu libero qualquer resistência e permito que o fluxo da vida me guie.
● Meu coração está cheio de amor, e eu atraio relacionamentos saudáveis e enriquecedores.
● Eu sou um imã para o sucesso, prosperidade e abundância.
● Cada desafio é uma oportunidade para crescimento e aprendizado.
● Eu confio no processo da vida e aceito com gratidão tudo o que ela me oferece.
● Minhas metas são alcançáveis, e eu as visualizo se concretizando a cada dia.
● Eu sou uma fonte de luz e positividade, influenciando positivamente as pessoas ao meu redor.
● A energia que eu emito retorna para mim multiplicada, manifestando os meus desejos mais profundos.

________________________________________

Palavra do autor
O astrólogo e autor deste especial, antes do encerramento oficial, gostaria de deixar algumas palavrinhas. Coisa de escritor. A astrologia, o tarô e todas as práticas que utilizei para chegar neste “guia” não tem a intenção de amedrontar, causar ansiedade ou pânico. A astrologia é, antes de tudo, uma ferramenta de autoconhecimento, um guia cósmico para a nossa jornada. Ao contrário do que alguns possam afirmar, não se trata de uma religião ou de alguma crença específica. Seja você católico, evangélico, umbandista, espírita ou adepto de qualquer outra fé, é possível se beneficiar da astrologia e do tarô. Ambas são formas de compreender a si mesmo e de co-criar a vida e o futuro desejados. Sempre tenha em mente: se algo causa medo, há algo equivocado.

Por último, mas não menos importante, expresso meu sincero agradecimento a você que acompanhou todas as orientações astrológicas aqui no Diário de Taubaté todo sábado e à equipe do jornal pelo espaço dedicado. A astrologia, apresentada de forma mais analítica e menos mística, como eu acredito, precisa chegar na maior quantidade de pessoas possível. E te faço um convite especial: me acompanhe nas redes sociais pelo usuário @gabucamacho (Instagram, TikTok, Facebook e Youtube). Quem sabe você não começa o ano de 2024 com um mapa astral exclusivo interpretado por mim?

Um abraço sideral e até o ano que vem!

______________________

GABU CAMACHO é tarólogo e astrólogo energético. Siga @gabucamacho nas redes sociais para ficar por dentro de tudo ou envie um e-mail para [email protected].