Search
quinta-feira 2 maio 2024
  • :
  • :

Alesp aprova inclusão de evento de carros antigos de Caçapava no Calendário Oficial Paulista

Alesp aprova inclusão de evento de carros antigos de Caçapava no Calendário Oficial Paulista

Comissão de Transportes também aprovou requerimento pedindo informações sobre a cronograma de investimentos nas linhas Diamante e Esmeralda da CPTM

Em votação conclusiva na reunião desta quarta-feira, 16, a Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o projeto de lei 367/2022, da deputada Leci Brandão (PCdoB), que inclui o Festival Nacional de Antigomobilismo Roberto Lee no Calendário Oficial paulista. O evento com carros antigos em Caçapava, cidade a 100 km de São Paulo, chega à terceira edição este ano.

Os membros da comissão acompanharam o voto do relator, deputado Léo Oliveira (MDB). Caso não haja recurso ao Plenário, a inclusão do Festival caçapavense no calendário turístico estadual seguirá direto para sanção ou veto do Governador.

Na justificativa, Leci ressaltou que a inclusão busca “dar o devido reconhecimento não só à festividade, mas também ao Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee [o MPAMRL]”. A instituição do empresário Roberto Lee (1934-1975) comemora 60 anos de fundação em 2023.

Em virtude do valor histórico do acervo colecionado por Lee, o Congresso Nacional conferiu a Caçapava, em 2016, o título de capital brasileira de antigomobilismo.

Combate à importunação sexual

O colegiado ainda emitiu parecer favorável ao PL 948/2019 do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) que torna obrigatória a afixação de placa ou cartaz com mensagem visando inibir o crime de importunação sexual no sistema estadual de transporte coletivo de passageiros.

Leo Oliveira também foi o relator da proposição. O PL de Zimbaldi ainda deve passar pela Comissão de Finanças antes de ser votada pelo Plenário.

Trens metropolitanos

A Comissão de Transportes da Alesp também aprovou requerimento do deputado Donato (PT) para que a concessionária Via Mobilidade envie a planilha de investimentos realizados e projetados das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

No mesmo documento, a Comissão solicita cópia dos contratos com a empresa Alstom relacionados com a aquisição de trens para as mesmas linhas.

Em junho passado, a Via foi objeto de convocação do colegiado para prestar esclarecimentos sobre as falhas recorrentes nas linhas Diamante e Esmeralda.

“Algumas informações não foram esclarecidas de maneira satisfatória. O próprio representante presente, Francisco Pierrini, se comprometeu em entregar as complementações por escrito. Desde então, esta Comissão não recebeu nenhuma”, argumentou Donato.

Membro credenciado

A pedido do deputado estadual Enio Tatto (PT), com aquiescência dos membros da Comissão de Transportes, o presidente do colegiado, Ricardo Madalena (PL) vai outorgar ao ex-deputado José Aldo Demarchi a condição de membro credenciado, sem direito a voto.

De acordo com o Regimento Interno, o credenciamento pode ser concedido a técnicos de reconhecida competência ou a representantes de entidades idôneas.

Aldo Demarchi já exerceu sete mandatos eletivos na Alesp.