Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Aldeia Típica de José Franco

Aldeia Típica de José Franco

José Franco e Jorge Amado – “Para o querido amigo José Franco, grande artista
do povo português. O abraço fraterno de Jorge Amado. Sobreiro, outubro de
1975” – Transcrição de dedicatória da foto.

Tibério de Sá Leitão – Jornalista

A Aldeia de Sobreiro de José Franco, artesão e oleiro português, localizada no povoado de Sobreiro, a meio percurso da estrada que liga Mafra à Ericeira em Portugal. José Franco e o escritor baiano de Itabuna, Jorge Amado, eram grandes amigos.

“José Franco, artista do barro e da vida, um grande homem do povo. Um português que nasceu com o dom majestoso da beleza e a distribui como um bem de todos”, escreveu Jorge Amado.

Além dos prêmios: Jabuti e Machado de Assis, o escritor Jorge Amado (1912-2001), pontuou o Segundo Tempo da Literatura Modernista Brasileira. Autor de inúmeras obras escritas de caráter regionalista, social e de costumes que foram traduzidas em vários idiomas – Fundação Casa de Jorge Amado.

No Interior da Casa Museu – Como mérito, a produção artesanal das artes Popular e Sacra de José Franco chegou ao Vaticano.

Frequentador de terreiros do candomblé e, desde cedo, amigo de pais-de-santo – sincretismo religioso – as bênçãos do Senhor do Bonfim, proteção de Ogum e a força de Xangô. “Na Europa, chamam-me de mestre, mas é caminhando pelas ruas de Salvador que eu me sinto à vontade. Por onde eu andar infortúnio não chega a meus pés”, Jorge Amado.

Na Casa Museu, obra de José Franco (1920-2009), com temática na reprodução, em miniatura, de costumes antepassados, vida campesina e da pesca, pessoa queridas e profissões: o barbeiro; o dentista; a peixeira –vendedora de peixe – o lavrador; o moleiro – trabalhador de moinho, na moagem de cereais – e o pastor de rebanhos. Além de dúzias de figuras e pormenores de réplicas: sala de aula de escola primária, cave, mercearia e capelinha de Santo Antônio. Local onde, hoje, é a Casa Museu funcionou a primeira oficina de oleiro.

José Franco, nascido em Sobreiro, filho de pais oleiros de profissão. Dar formas ao barro era o ofício de José Franco que as transformou, em modeladas, obras de arte. Pelo legado artístico, recebeu uma comenda, do ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, bem como, algumas de suas peças sacras estão no Vaticano.
A realização da Aldeia Típica é projeção do mundo de sonhos. É um lugar para se visitar, descansadamente, à baiana, sem pressa.

Moinho da Aldeia Típica