Search
terça-feira 30 abril 2024
  • :
  • :

Vale Pensar – Eleições 2020 Taubaté

Vale Pensar – Eleições 2020 Taubaté

Com a surpreendente participação de mais de 160 pessoas, virtualmente, o Partido dos Trabalhadores de Taubaté realizou no dia 25 o seu Encontro de Pré-Candidatos, preparatório da convenção marcada para agosto. Só então serão oficializadas as candidaturas a Vereadores(as), de Salvador Khuriyeh a prefeito e de Cecília Gabriel a vice-prefeita.

Além dos filiados e pré-candidatos, o encontro pela internet teve a participação de todos os deputados estaduais e federais do PT no Estado de São Paulo, ou de seus representantes. Jilmar Tatto, pré-candidato a prefeito na capital de São Paulo, assim como os pré-candidatos de Catanduva, São José dos Campos, Lorena, Ubatuba, São Bernardo do Campo (o ex-ministro do Trabalho Luiz Marinho), entre outros, trouxeram sua mensagem de apoio aos petistas de Taubaté.

Na abertura do encontro, o advogado e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Isaac do Carmo, leu uma carta de princípios dirigida aos militantes, com o título “Somente a experiência e a participação popular poderão colocar Taubaté no eixo e construir o futuro que a cidade precisa”. O PT ainda está debatendo com setores da sociedade os pontos de seu futuro programa administrativo, que deverá ser centrado em maior presteza no atendimento de Saúde; a valorização dos professores da rede municipal para um “ensino de alto padrão”; e muita atenção à geração de empregos, à Cultura e ao Turismo.

“O nosso Partido tem projetos ambiciosos para nossa cidade, para o próximo quadriênio”, afirmou Isaac. Sobre o pré-candidato a prefeito, Salvador Khuriyeh, o documento interno do PT afirma: “Salvador foi Prefeito de Taubaté, de 1989 a 1992. Em sua ótima administração, o prefeito Salvador saiu da prefeitura com mais de 80% de aprovação da população, com bom trânsito em todos segmentos da sociedade, trabalhadores, empresários, jovens, estudantes e servidores. É importante ressaltar que Salvador Khuriyeh nunca sofreu condenação na justiça por qualquer malfeito por onde passou, tendo uma vida limpa.

Em sua carreira política, além de prefeito de Taubaté, Salvador ocupou vários cargos entre os quais de Deputado Estadual, por duas legislaturas, quando presidiu na ALESP, a Comissão de Constituição e Justiça, e a Comissão de Obras e da Administração Pública. Foi superintendente da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), foi gerente de várias áreas da CEAGESP, Administração, Recursos Humanos e Gerente de Compras, Licitações e Contratos. Foi Coordenador da Assessoria e Chefe de Gabinete da Bancada do Partido dos Trabalhadores na ALESP, e foi Diretor de Administração e Finanças e de Infraestrutura e de Tecnologia da SPTRANS durante a gestão do Prefeito Fernando Haddad, em São Paulo.

Na prefeitura de São Paulo, a maior cidade do Brasil, com mais de 12 milhões de habitantes, honrou os taubateanos na Secretaria de Transportes, como Diretor da SP TRANS, a maior empresa do mundo em gestão de transportes coletivo público sobre pneus. Só em São Paulo tem 15 mil ônibus, com um sistema que integra ônibus, metrô, trólebus e trens. Transita mais de 15 milhões de pessoas, por dia, por esse sistema integrado de transporte. Uma secretaria que foi exemplo de qualidade na gestão do Prefeito Haddad. E Salvador Khuriyeh foi responsável pela construção da ciclovia da Avenida Paulista que se tornou um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo e mudou a forma de o Povo enxergar a cidade e a ocupação democrática dos espaços públicos.

Como deputado aprovou leis importantes para o Estado de São Paulo, como a primeira lei aprovada no Brasil para regulamentação para instalação de torres de telefones celulares, mas também aprovou questões específicas de grande interesse da nossa cidade, por exemplo, incluindo no calendário oficial de Cultura do Estado a Festa da Imigração Italiana, do nosso querido Quiririm, e a Festa do Folclore da Imaculada.

A nossa cidade precisa de uma administração ousada e experiente, mas ao mesmo tempo inovadora, que utilize fortemente das novas tecnologias hoje disponíveis, que incorpore as universidades para resolver problemas da nossa população e que saiba enfrentar os desafios de um orçamento reduzido pela crise econômica e pela gigantesca dívida da prefeitura, agravados pela pandemia do coronavírus que assola o mundo, com o agravante de a maior parte do endividamento da administração ter sido feito em dólares e que o próximo prefeito terá que pagar.”

REGRAS ELEITORAIS

Antes do registro das candidaturas pela Justiça Eleitoral, os candidatos estão impedidos de fazer campanha e pedir votos, mas podem divulgar seus currículos e méritos pessoais.

O Tribunal Superior Eleitoral baixou a portaria 23.610, em dezembro do ano passado, disciplinando esta fase pré-convenções partidárias. O artigo 3o da portaria determina que: “Não configura propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet”.

Diz ainda o TSE que é permitida “a divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive em redes sociais, blogs, sítios eletrônicos pessoais e aplicativos (apps)”.

(Barbosa Filho)