Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Trabalhadores na Goodyear Taubaté aprovam acordo para proteger empregos

Trabalhadores na Goodyear Taubaté aprovam acordo para proteger empregos

Os trabalhadores na Goodyear Taubaté aprovaram em assembleia, realizada no dia 9 de maio, um acordo para proteger os empregos em períodos de retração do mercado. A proposta, que tem validade de dois anos, foi construída entre dirigentes do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) e da empresa.

O acordo prevê a possibilidade de aplicação de layoff por um período de dois a cinco meses, conforme o artigo 476 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Dessa forma, a suspensão dos contratos de trabalho fica vinculada a presença em cursos de qualificação profissional. Já a remuneração é feita por meio de uma bolsa qualificação do Governo Federal, complementada pela empresa até atingir o equivalente a 90% do salário líquido.

O dirigente sindical e integrante do SUR (Sistema de Representação Único) da VW, Rodrigo Vilanova Rodrigues, que conduziu a assembleia, explicou que o acordo é uma ferramenta que busca proteger os empregos na Goodyear em momentos de parada na produção na Volkswagen. “Foram diversas reuniões para chegar até um acordo que oferecesse mais benefícios para os metalúrgicos da Goodyear.”

A proposta aprovada pelos trabalhadores também estabelece que a fração mensal da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) terá aumento, passando de 80% para 85%.

O acordo estipula ainda 13º e férias proporcionais. A Goodyear está instalada há 23 anos no complexo da VW Taubaté, onde realiza a montagem do pneu na roda dos veículos da montadora. A empresa tem 37 trabalhadores.