Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Ser Voluntário – Não existe voluntariado no Brasil

Ser Voluntário – Não existe voluntariado no Brasil

Espero ter chamado sua atenção com este título, pois obvio que era minha intenção, mas com muita calma quero explicar que não é uma chamada sensacionalista, mas realista.
Como se trata de um texto muito curto, não quero matar o texto na chamada, mas a continuidade do título seria: Não existe voluntariado no Brasil de forma sustentável.
Assim estaria mais completo, mas também mais complexo.

O brasileiro, já escrevi isso em diversas outras ocasiões, é muito solidário, mas ainda precisamos desenvolver outras habilidades necessárias para uma sociedade em desenvolvimento moral, tecnológico e social, como a que vivemos agora.

Uma dessas habilidades é o censo coletivo, não do imediatismo, mas do perene, vou explicar: poucas pessoas no mundo são tão sociáveis e amorosas como o brasileiro, somos invejados, mas quando se trata de compromisso, a nossa imagem não é das melhores.

O brasileiro “da nó em pingo d’água” para não se comprometer, assim é com muita coisa, mas do nosso assunto cotidiano, o voluntariado, é uma prática muito comum.

O voluntariado pontual, que é importante para muitas organizações, para mobilizações, para o início de uma relação com uma causa, acontece e tem muitos adeptos, mas aquele que efetivamente faz a maior diferença nas organizações principalmente, o voluntariado com hora e dias marcados e com um calendário anual, ainda carece de muita atenção e cuidado, pois não é a preferência do brasileiro.

De quem é a culpa? Em primeiro lugar uma culpa mais etérea, a falta de cultura, que ainda não conseguimos avançar nessa criação, mas o maior responsável são as organizações sociais, governos, ensino e empresas.
Mas como assim? Simples. Enquanto não dermos a atenção devida a gestão do trabalho voluntário, de forma séria, como se dá a captação de recursos por exemplo, nada disso mudará.

De forma geral, aquilo que sobra de tempo, de recurso, de pessoas são destinados ao trabalho voluntário, tudo para o voluntariado é custo e não investimento, pouco se fala de capacitação específica para o voluntariado ou para gestão.
Quando se fala de um curso de captação de recurso ou gestão de projetos o investimento é de R$ 10,00, há uma comoção, pois, está muito bom e as salas estão lotadas. Quando se fala em um curso de gerenciamento de voluntários com investimento de R$ 2,00, há uma comoção, pois está muito caro este “custo” e as salas estão vazias.
Óbvio que existe progresso, que existem exceções, mas quando saímos dos grandes centros, das grandes corporações, este é um cenário real.

Participe gratuitamente do “Encontro Ibero Americano de Voluntariado Estratégico”, que acontece em Belo Horizonte em 23 de abril de 2024, com 10 países representados. De forma presencial ou virtual retire seu ingresso na plataforma Sympla, basta digitar o nome do evento.