Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

Preservação do Parque do Itaim é celebrada no Dia Mundial do Solo

Preservação do Parque do Itaim é celebrada no Dia Mundial do Solo

No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Mundial do Solo e, para celebrar a data, a Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté apresenta o resultado do processo de recuperação do solo no Parque do Itaim.
Essa recuperação acontece devido ao plantio realizado de árvores nativas de espécies de Mata Atlântica e Cerrado na área da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Vale do Itaim.
Atualmente existem no Parque cerca de 73 hectares de áreas em recuperação, que proporcionam como benefício a fixação de 1.003,75 toneladas de CO2/ano, a contenção de 52 toneladas de solos que deixam de assorear o Rio Itaim e a infiltração de 87.600 m3 de água que são armazenadas no lençol freático.
Todos estes benefícios ambientais são proporcionados pela restauração florestal das áreas degradadas da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Vale do Itaim.

Dia Mundial do Solo
O Dia Mundial do Solo foi instituído em 2013 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Comemorado pela primeira vez em 05 de dezembro de 2014, a data tem por objetivo divulgar a importância dos solos para a manutenção da vida no planeta Terra. Em 2019 o tema do dia mundial do solo é: “Pare a erosão dos solos, salve nosso planeta”.