Search
sexta-feira 3 maio 2024
  • :
  • :

Prefeito José Saud insiste em acabar com o feriado de aniversário de Taubaté

Prefeito José Saud insiste em acabar com o feriado de aniversário de Taubaté

O prefeito José Saud volta a insistir com sua ideia fixa de acabar com o feriado municipal de Taubaté, comemorado há muitos anos no dia 5 de dezembro. Com seu projeto, o feriado de aniversário do município passaria a ser comemorado no primeiro domingo do mês de dezembro. Com isso, além de descaracterizar uma tradição histórica, tal projeto prejudicaria sensivelmente a população, especialmente a classe trabalhadora, que perderia um direito consagrado em lei, ou seja, um feriado municipal.

Hoje o feriado de aniversário de Taubaté é no dia 5 de dezembro (em alusão à elevação do povoado à categoria de Vila). “Com essa mudança, a população, de modo especial os trabalhadores, perde um feriado sem ganhar nada em troca”, opina o presidente do Sindicato do Comerciários, Carlos Dionísio de Morais.

“O prefeito defende que a proximidade do feriado com os festejos natalinos prejudicaria o comércio local, pois o fechamento dos estabelecimentos comerciais prejudicaria as vendas, o que não é correto”, diz o sindicalista.

“O prefeito, como empresário e ex-dirigente da entidade patronal dos comerciantes sabe muito bem que as loja podem abrir no feriado de 5 de dezembro como em outros feriados, como consta da nossa Convenção Coletiva de Trabalho, atendidas as normas ali estabelecidas”, completa Carlos Dionísio.

POPULAÇÃO É CONTRA A MUDANÇA

A população taubateana é esmagadoramente contrária à extinção do feriado de aniversário de Taubaté. Quando da primeira tentativa de mudança, o Sincomerciários de Taubaté fez uma consulta pública sobre o tema em suas redes sociais. A entidade recebeu perto de 5 mil opiniões e o projeto foi reprovado por mais de 90% das respostas dadas.

“Agora tudo vai depender da posição dos nossos nobres vereadores. Mas temos total confiança em nossos vereadores, que como dignos representantes do povo e sabedores da bela e importante história de Taubaté, jamais deixarão que se acabe com o feriado municipal de 5 de dezembro, aniversário de nossa querida Taubaté”, conclui Carlos Dionísio.