Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Capela de São José, na Serra de São Bento, no Rio Grande do Norte

Capela de São José, na Serra de São Bento, no Rio Grande do Norte

Do arco da gruta, os fundos da Capela, com a frente para o Nascente

Primeira Capela do Brasil em estilo Medieval

A edificação da Capela de São José teve início a partir de uma iniciativa espontânea e planejada, por um grupo de benfeitores, da Serra de São Bento e arredores. Uma construção à base de fé. Além de atrativo turístico, é uma projeção sustentável para o desenvolvimento da comunidade rural.
O começo da construção da Capela aconteceu no dia 6 de janeiro de 2014, Dia de Reis. Depois da aquisição de um terreno doado, no sítio Jucá, Serra de São Bento (RN). E a conclusão da obra, em 6 de março de 2014.
De início, a Capela receberia o nome de Nossa Senhora da Apresentação, por agraciamento. Entretanto, a justificativa mais adequada para o nome da Capela é, a Graça, de São José, por ser o santo Padroeiro dos agricultores, em uma zona agrária, à espera por um bom inverno. Comemora-se, também, na mesma data de São José, o dia do artesão, em 19 de março.

Características do estilo mediévico da Capela: dez metros de diâmetro da obra erguida representam os 10 Mandamentos; a Capela foi construída dentro de um círculo que simboliza o mundo. Com fachada para o nascer do sol, a edificação tem cinco janelas e duas portas que correspondem aos sete dias da semana.
Com capacidade para 30 pessoas sentadas, as portas de madeira com dobradiças e fechaduras de ferro. E bancos produzidos, artesanalmente, da lenha do cajueiro e mangueira.
As paredes da edificação de alvenaria foram fortificadas com pedras escolhidas da região. Em madeira de Eucalipto, o porta-sino tem o desenho de uma lua nascente e afixado na parede do lado direito da Capela. O sino, com mais de cem anos, pertencia a uma família do período do Café, no interior de São Paulo.
A literatura Medieval é marcada por temas históricos, amorosos e religiosos que nos fazem lembrar os castelos da Idade Média. As duas pontes de acesso à Capela sugerem a ideia de passar por jardins de flores regionais, em direção ao interior do templo, lugar de paz.

O ambiente interno da Capela é composto de um lustre do tronco de uma árvore, com seis lâmpadas de led, pendurado por uma corrente. A iluminação de dentro e fora da Capela é engendrada com tocheiras medievais. O porta-água benta é uma peça de origem italiana doada por um colecionador de artes sacras.
O púlpito (ambão), uma lenha em forma de um “s” que inicia a palavra Senhor. E o Altar, no molde de mão estendida, da raiz de uma Algaroba, simboliza a “Mão de Deus”, o acolhimento a quem chega. O Trono de Jesus é o esboço de um tronco grosso de mangueira com assento e encosto. A cadeira do pároco. Nativo da Serra de São Bento, José Miguel Sobrinho, uma espécie de guardião da Capela dá as boas-vindas aos visitantes.

Caapela de São Kosé em estilo Medieval

Capela de São José em estilo Medieval

José Miguel Sobrinho – um guardião da Capela

Ambiente – ao fundo, o lustre do tronco de uma árvore

 

“Mão de Deus” – Mesa do Altar – da raiz de Algaroba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Tibério de Sá LeitãoJornalista