Search
sábado 4 maio 2024
  • :
  • :

Paratletas de Taubaté disputam medalhas no Atletismo das Paralimpíadas de Tóquio nesta segunda-feira, 30

Paratletas de Taubaté disputam medalhas no Atletismo das Paralimpíadas de Tóquio nesta segunda-feira, 30

Experiente Alessandro da Silva tem ótima chances e quer medalha inédita no Arremesso de Peso. Estreante em Paralimpíadas, Michel Gustavo quer brilhar no Salto em Distância

Os paratletas do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, contam as horas para estrear nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. As disputas do Atletismo começaram na quinta-feira, 26, e seguem até o dia 05 de setembro, último dia dos Jogos.

Dois paratletas taubateanos que estão em Tóquio farão suas estreias nesta segunda-feira, 30, já disputando medalha. Alessandro da Silva disputa a final do Arremesso de Peso (classe F11), às 7h45 (hora de Brasília). Ainda na segunda-feira, mas às 21h30 (hora de Brasília), Michel Gustavo disputa a final do Salto em Distância (classe T47).

Alessandro “Gigante” quer medalha inédita no Peso

Alessandro da Silva, 36 anos, está em sua segunda Paralimpíada e vai competir na final do Arremesso de Peso da classe F11, para deficientes visuais. A prova acontece a partir de 7h45 da manhã (horário de Brasília).
Especialista e atual Bicampeão Mundial e Campeão Paralímpico no Lançamento de Disco, ele também vem crescendo no cenário internacional do Arremesso de Peso.

Em 2019, conquistou o Bronze no Campeonato Mundial de Dubai, nos Emirados Árabes, resultado que garantiu a ele o índice para disputar a prova nas Paralimpíadas de Tóquio.

Alessandro entra na prova com reais chances de brigar pelo Ouro. O brasileiro é o atual terceiro colocado do Ranking Mundial da prova, com 13,34m, marca feita em junho deste ano em São Paulo.

Como principais adversários, ele terá o iraniano Mahdi Olad, que é o atual líder do Ranking Mundial F11, com 13,89m, e o croata Miljenko Vucic, atual segundo melhor do mundo, com 13,49m.

“O equilíbrio do Ranking Mundial da prova do Peso nesta classe em 2021 mostra que a final Paralímpica tem tudo para ser uma das mais fortes e parelhas da história. Fico honrado de estar nessa disputa, e tenho certeza que estou bem preparado, quero entrar e fazer minha melhor marca da vida. Treinamos duro para chegar até aqui, e estou confiante que o resultado virá sim”, destacou Alessandro da Silva.

Além da final do Arremesso de Peso nesta segunda-feira, Alessandro da Silva volta a competir na quarta-feira, 01/08, na final do Lançamento de Disco, prova onde é um dos favoritos ao Ouro.

MICHEL GUSTAVO BRIGA POR MEDALHA NO SALTO EM DISTÂNCIA

Aos 23 anos, Michel Gustavo está vivendo o sonho de disputar sua primeira Paralimpíada. Superando uma temporada 2019 de lesões, e as dificuldades que a pandemia impôs para treinos e competições em 2020, Michel chega a Tóquio para a disputa do Salto em Distância na classe T47, para paratletas com deficiência nos membros superiores. A final acontece também nesta segunda-feira, 30/08, às 21h30 (horário de Brasília).

Atual Recordista Brasileiro do Salto em Distância em sua classe com 6,99m, Michel terá uma final paralímpica bem disputada. O Ranking Mundial de 2021 tem como líder e um dos favoritos ao Ouro em Tóquio o norte-americano Dallas Wise, com 7,33m.

Para brigar por uma medalha, Michel terá de superar sua melhor marca da vida, e entrar na seleta “casa dos 7 metros” na classe T47. Se depender do paratleta da equipe Esporte Para Todos, será o momento de superar essa barreira.

“Estou muito feliz de estar nos Jogos Paralímpicos, é realmente uma realização na minha carreira. Principalmente depois de superar lesões e as dificuldades para treinar durante a pandemia. Mas agora é entrar nessa final e entregar tudo. Colocar em prática o que treinamos neste ciclo, e buscar melhorar meu resultado pessoal. Se a medalha vier, será uma recompensa e tanto pelo esforço e superação para estar aqui em Tóquio”, comentou Michel.

Transmissão: Os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 estão sendo transmitidos para o Brasil pelo canal por assinatura SporTV, e em sinal aberto pela TV Brasil.

Perfil dos Atletas:

ALESSANDRO DA SILVA
Idade: 36
Classe: F11 (deficientes visuais totais)
Modalidade: Atletismo
Provas eu disputará em Tóquio: Lançamento de Disco e Arremesso de Peso
Principais conquistas:
Medalha de Ouro nas Paralimpíadas Rio 2016 – Lançamento de Disco.
Bicampeão Mundial no Lançamento de Disco – Londres 2019 / Dubai 2019.
Bicampeão dos Jogos Parapan Americanos no Lançamento de Disco – Toronto 2015 / Lima 2019.
Bicampeão dos Jogos Parapan Americanos no Arremesso de Peso – Toronto 2015 / Lima 2019

MICHEL GUSTAVO
Idade: 23
Classe: T47 (deficiência em membro superior)
Modalidade: Atletismo
Prova que disputará em Tóquio: Salto em Distância
Principais conquistas:
Tricampeão do Salto em Distância e do Salto Triplo no Open Grand Prix Internacional de São Paulo.
Recordista Brasileiro do Salto em Distância e do Salto Triplo.
Finalista no Campeonato Mundial de Paratletismo de Londres 2017

Confira a agenda dos taubateanos (horários de Brasília):

Segunda-feira, 30/08
07h45 – Alessandro da Silva (F11) – Arremesso de Peso – FINAL
21h30 – Michel Gustavo (T47) – Salto em Distância – FINAL

Quarta-feira, 01/09
22h30 – Alessandro da Silva (F11) – Lançamento de Disco – FINAL

Sábado, 04/09
18h50 – Edneusa Dorta (T12) – Maratona – FINAL

Mais informações: www.programaepttaubate.com.br