Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Paratletas de Taubaté disputam desafio CBAt/CPB de Atletismo no fim de semana

Paratletas de Taubaté disputam desafio CBAt/CPB de Atletismo no fim de semana

Competição acontece de quinta à sábado no CT Paralímpico, em São Paulo, e tem como principal objetivo a difusão da prática conjunta do Atletismo convencional e paralímpico

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, volta a competir nesta semana em mais um evento nacional de Atletismo Paralímpico. O time taubateano estará em ação no Desafio CBAt/CPB de Atletismo, que será disputado de quinta-feira, 31, à sábado, 2, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A competição, organizada de forma conjunta pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, e o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, tem como principal objetivo a difusão da prática competitiva do Atletismo paralímpico e convencional de forma conjunta. No formato adotado nesse tipo de evento – disputado desde 2019 – atletas paralímpicos e convencionais disputam as provas dentro do mesmo evento.

O Desafio CBAt/CPB também servirá como compensação para os Paratletas brasileiros que foram prejudicados pelo cancelamento do Open Grand Prix de São Paulo, meeting internacional de Paratletismo que seria disputado neste fim de semana na capital paulista.

A equipe do Programa Esporte Para Todos estará representada por nomes de peso na competição. Nas provas de campo, o meeting marcará o retorno do Campeão Mundial André Rocha, que depois de dois anos e sete meses, voltará a competir no Arremesso de Peso.

“Estou me sentindo muito confiante e feliz por retornar às competições no Atletismo. Foi um longo tempo parado, por problemas físicos e também a pandemia. Passei por mais uma cirurgia na coluna, e a recuperação tem sido uma batalha muito dura. Mas me entreguei 100% ao projeto de voltar a competir, e me sinto realizado e grato por todo o apoio que tenho recebido. Sei que é um primeiro passo, mas só de estar de volta ao campo de competição, já me sinto revigorado. Espero fazer uma boa prova e iniciar a temporada com uma boa marca no arremesso de peso”, comentou André Rocha.

Apesar do longo tempo longe das competições, André Rocha, aos 45 anos, ainda é detentor de dois Recordes Mundiais no Arremesso de Peso Paralímpico. O mais antigo deles data de outubro de 2017, quando o paratleta competia na classe F52, e cravou a melhor marca da história com 11,74m.

Quase um ano depois, reclassificado para a classe F53, ele estabeleceu em junho de 2018 o recorde mundial da prova também nesta classe com 8,83m. De lá para cá, as marcas do taubateano seguem intocadas, e sem dúvidas servem de credenciais muito positivas para seu retorno às competições.

Outro nome de peso das provas de campo que estará na disputa do Desafio CBAt/CPB é o Bicampeão Paralímpico e Bicampeão Mundial, e atual Recordista Mundial do Lançamento de Disco, Alessandro da Silva (classe F11). Depois de ter sido Ouro no Disco e no Peso na abertura da temporada, na 1ª Etapa do Circuito Loterias Caixa, Alessandro quer buscar novas vitórias nas duas provas neste fim de semana, para reafirmar o bom momento neste início de ano.

No Salto em Distância, a equipe do Programa Esporte Para Todos será representada pelo Recordista Brasileiro Michel Gustavo, na classe T47, e por Kaian Silva, na T38.

Nas pistas, o time EPT terá como representante Edneusa Dorta, na classe T12, que disputará os 1500m e os 5000m.