Search
domingo 19 maio 2024
  • :
  • :

“Nós vamos ser uma das cinco economias mais fortes do mundo”, diz Guedes

“Nós vamos ser uma das cinco economias mais fortes do mundo”, diz Guedes

Em evento em Salvador, ministro destacou ainda erros de previsão do FMI para crescimento brasileiro após a pandemia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira, 26, que, nos próximos anos, o Brasil estará entre as cinco maiores economias do mundo. A fala foi feita no evento SENAI CIMATEC, em Salvador.

“Nós só temos que confiar em nós mesmo, e o nosso presidente tem dado esse exemplo de altivez e confiança”, completou o ministro.

Durante a palestra, Paulo Guedes ressaltou ainda a recuperação economia brasileira após a pandemia da Covid-19.

Guedes citou os erros de projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o PIB do Brasil em 2020.

“O FMI fez a projeção que o PIB brasileiro ia cair 9,7%. Eu discordei, chamei a atenção que nós somos organismos vivos, que os modelos perdem aderência quando há muita incerteza e grandes mudanças, como as que estavam acontecendo. Pedi a eles com humildade, o FMI ficou com a previsão que tinha”, afirmou o ministro.

Guedes reiterou que a economia brasileira caiu apenas 3,9%, uma queda menos acentuada que países como Itália, França, Reino Unido, que observaram uma queda maior que o Brasil, segundo o ministro.

Paulo Guedes voltou a chamar de “narrativa política” os erros de previsão econômica para o Brasil durante o governo Bolsonaro.

“Nosso governo foi atacado de manhã, de tarde, e de noite, durante três anos e meio, são narrativas políticas. É a crise de abstenção de quem não está no poder, depois de trinta anos no poder.”, disse Guedes. O ministro pediu que “observem os fatos”.

“Primeira observação que eu faria é a seguinte: não acreditem em narrativas políticas. Confiem no Brasil, apostem no Brasil, observem os fatos. Um trimestre de deflação, a maior deflação da história, três meses seguidos de deflação, ao mesmo tempo o crescimento sendo revisto para cima o tempo inteiro.”, disse Guedes.