Search
terça-feira 30 abril 2024
  • :
  • :

Mutirões aos sábados superam 21 mil vistorias

Mutirões aos sábados superam 21 mil vistorias

Balanço do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté indica que, entre janeiro e abril, 21.688 imóveis foram vistoriados pelos mutirões de combate ao Aedes aegypti realizados aos sábados. Os mutirões, realizados por meio de um convênio com o governo do Estado, foram encerrados no último sábado, dia 29 de abril.
O programa estadual permitiu o pagamento de diárias de R$ 120 aos agentes que trabalharam nas ações de fiscalização e conscientização aos sábados. Além dos agentes do CAS, também participaram do mutirão agentes de saúde de unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) do município.
O reforço na fiscalização nos meses com maior risco de transmissão de doenças, como dengue, zika e chikungunya, permitiu a redução de pendências e ampliação das vistorias.
Também foi encerrada em abril a parceria firmada com o Exército para a realização de vistorias e palestras em escolas. Desde o início do ano foram vistoriadas 30 escolas em Taubaté.
De acordo com balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté, foram registrados 41 casos confirmados de dengue nos quatro primeiros meses de 2017 contra 2.882 no mesmo período do ano passado. O município soma até agora dois casos importados de chikungunya. Não há registro de casos de zika.
Taubaté entra agora em uma fase de reorganização das ações de prevenção e combate ao mosquito. Na próxima quinta-feira, dia 4 de maio, está prevista uma reciclagem dos profissionais no período da manhã. Cerca de 200 pessoas devem passar pela capacitação, que será realizada no auditório do Sedes a partir das 8h.