Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Mudança e transformação: Palestra on-line gratuita com Mario Sérgio Cortella

Mudança e transformação: Palestra on-line gratuita com Mario Sérgio Cortella

Instituição jordanense terá o professor e filósofo entre os convidados do ‘Encontro da Cidadania’, evento anual que acontece pela primeira vez de forma virtual em função da pandemia.

Muitos são os desafios que acompanham um processo de mudança, mas compreender que este pode estar diretamente ligado à uma evolução positiva é o que torna o cenário mais favorável. Considerando isso, a Fundação Lia Maria Aguiar, de Campos do Jordão, convidou o professor, educador, escritor e filósofo Mario Sérgio Cortella para falar sobre o tema em sua palestra “Mudar é Complicado? Acomodar é Perecer”. O evento, que se dará de forma on-line e gratuita no dia 24 de agosto, às 19h, será aberto ao público e seu conteúdo poderá ser acessado através do Instagram da instituição (@fundacaoliamariaaguiar).

A palestra é parte da programação do evento anual “Encontro da Cidadania”, realizado pela instituição, e que recebe diversos pensadores, professores, historiadores, profissionais da saúde, do esporte e da comunicação, tendo inclusive já contado com a participação de Cortella em anos anteriores. Promovido pela primeira vez virtualmente, a edição teve início no mês de julho, com uma primeira palestra de Leandro Karnal. Seguindo a mesma proposta, o bate-papo, porém, foi destinado exclusivamente a funcionários e colaboradores, com a intenção de refletir sobre um cenário melhor no ambiente de trabalho.

Para a palestra do Cortella, o tema abordado se conecta às muitas questões cotidianas, pessoais e profissionais, que, frequentemente, levam pessoas a abandonarem situações confortáveis para enfrentarem uma nova realidade, que exija certa adaptação. Nessas horas, enxergar o lado positivo de uma mudança é fundamental e, em tempos de pandemia, onde o novo Coronavírus colocou ‘em quarentena’ não só a população, mas também projetos, sonhos e sentimentos, a Fundação Lia Maria Aguiar oferece uma grande oportunidade de reflexão, não só para alunos e funcionários, como também para todos que queiram despertar para novos olhares e pensamentos sobre as mudanças deste, ou de qualquer outro momento, que exija cautela, flexibilidade e esperança.

Em paralelo ao evento de palestras, atualmente alunos e professores desfrutam de cursos e workshops por meio de encontros, também virtuais, organizados pela Fundação. Considerando todas as limitações atuais, a instituição procura explorar o melhor de seus envolvidos, oferecendo estímulo, reciclagem de conhecimento e novas perspectivas na troca de aprendizado. Profissionais como Jamil Dias, grande estudioso da história do Teatro, e renomados bailarinos e coreógrafos como Silvana Franzoi, Douglas Nossa e Layla Mulinari, já partilharam de sua sabedoria e metodologia de trabalho.

A Fundação em prol da população de Campos do Jordão

Se dedicando há mais de 10 anos na ampliação da cultura, educação e turismo de Campos do Jordão, a instituição, que hoje conta com cerca de 650 alunos, entre crianças e jovens, oferece cursos completos, divididos em três núcleos, com aulas de canto, teatro, dança, música e circo, cujo aprendizado é potencializado ao longo dos anos, por meio dos eventos culturais realizados na cidade e região.

No atual contexto de pandemia, mais de 2000 cestas básicas, contendo itens de alimentação e higiene, já foram doadas às famílias assistidas. E em um macro cuidado, como forma de ajudar no controle da Covid-19, centenas de testes PCR foram doados à população jordanense, resultado de uma parceria com a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês e o apoio da prefeitura local.

Ainda em parceria com o grupo Sírio-Libanês, a Fundação prepara para 2021 a inauguração de um ambulatório médico, que contará com a ajuda dos profissionais do renomado complexo hospital