Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Ministra da Saúde ressalta importância de máscaras para pessoas imunocomprometidas

Ministra da Saúde ressalta importância de máscaras para pessoas imunocomprometidas

Após confirmação de nova variante no Brasil, Nísia Trindade também falou sobre a necessidade de atualizar a carteira de vacinação contra a Covid

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, manifestou-se sobre o cenário da Covid-19 nesta sexta-feira, 18, após a confirmação do primeiro caso da subvariante Éris no Brasil. Pelo Twitter, ela reforçou que “a vacina é ainda a melhor forma de proteção”.

“É importante manter a carteira de vacinação em dia. Pessoas há mais de um ano sem vacina contra a Covid-19, principalmente aquelas em grupos prioritários, precisam receber a dose de reforço das vacinas bivalentes”, escreveu, acrescentando que “no momento, ainda não há evidências de que a EG.5 [Éris] ou a BA.6 escapem à imunização ou impactem em casos graves”.

A idosa de 71 anos que desenvolveu Covid-19 após ser infectada pela Éris, ainda em julho, estava com o esquema vacinal completo. Apresentou sintomas como febre, tosse, fadiga e dor de cabeça, mas se recuperou bem.
Recentemente, cientistas internacionais recomendaram a volta do uso de máscaras, diante do aumento de casos e hospitalizações por Covid-19 em vários países.

Aqui no Brasil, todavia, Nísia ressaltou que a orientação para o uso de máscaras é direcionada “apenas a pessoas imunocomprometidas” — indivíduos transplantados de órgãos sólidos, em tratamento contra o câncer, com doenças autoimunes, portadores de HIV/Aids ou com alguma imunodeficiência congênita.

A SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) estende a recomendação do uso de máscaras a idosos e gestantes em locais fechados e com aglomeração de pessoas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a subvariante Éris como de baixo risco para a saúde pública em nível global, uma vez que ela não apresentou mudanças no padrão de gravidade da doença (hospitalização e óbitos) quando comparada às demais.