Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Maior parque de Mata Atlântica conservada do Brasil, Parque Estadual Serra do Mar completa 45 anos

Maior parque de Mata Atlântica conservada do Brasil, Parque Estadual Serra do Mar completa 45 anos

Para celebrar a data, a Fundação Florestal separou algumas sugestões de passeios, que vão desde atividades de contemplação da natureza, a aventuras na mata atlântica

Nesta terça-feira, 30, o Parque Estadual Serra do Mar comemorou 45 anos de criação. Considerado o maior parque de Mata Atlântica conservada do Brasil, a Unidade de Conservação possui uma área de aproximadamente 332 mil hectares que se estende desde a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba, conectando os mais significativos remanescentes da Mata Atlântica do país.

Ao total, o PESM abrange 24 municípios, dividido em dez núcleos administrativos: Itariru, Itutinga-Pilões, Curucutu, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Padre Dória, Santa Virgínia, Cunha, Picinguaba.

O Parque apresenta uma rica sociobiodiversidade, além de um valioso patrimônio histórico-cultural, gerenciado pela Fundação Florestal, com o apoio das comunidades tradicionais entre caiçaras, quilombolas, caipiras e indígenas. Além disso, é considerado o berço de nascentes de águas cristalinas que caminham para o interior e para o oceano, utilizadas também para abastecimento público.

Com cerca de dez mil visitantes por ano, a Unidade de Conservação oferece mais de 70 atrativos entre praias, mirantes, montanhas, trilhas e cachoeiras. Para comemorar esta data tão importante, a Fundação Florestal separou algumas dicas de passeios pelos diferentes núcleos, com opções que vão desde esportes de aventura, como rafting e canoagem, a trilhas de contemplação da paisagem. Confira:

Trilha da Cachoeira da Usina

Esta trilha conduz o visitante às ruínas de uma antiga usina hidrelétrica construída por imigrantes suíços em 1939 e à cachoeira da Usina ou das Antas, que é uma bela sequência de quedas d’água, com cerca de 10 metros em linha, formando piscinas naturais com vegetação de entorno bem preservada.

Serviço

Núcleo: Itariru

Estrada do Caracol, 410 – Caracol – Pedro de Toledo

Fone: (13) 3419-2792

Monitoria: Opcional

Ingresso e mais informações: https://itariru.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Trilha Cachoeira do Passareúva

Na chegada ao parque, o visitante tem a opção de realizar o acesso da guarita até a base de bike, a pé ou com veículo, em um percurso de um total de 3 km, cercado de palmeiras juçaras. Adentrando a sede, o passeio continua a pé, com mais 1,5 km. O roteiro proporciona o privilégio de estar em meio à história do desenvolvimento econômico do município de Cubatão, com ruínas do antigo hospital de Cubatão e a caminhada entre os principais pontos da antiga Vila de Itutinga, que aguça a curiosidade de qualquer entusiasta aventureiro do ecoturismo, havendo a possibilidade de aprender muito mais sobre a história local.

Serviço

Núcleo: Itutinga-Pilões

Estrada Elias Zarzur, s/n – Água Fria – Cubatão

Fone: (13) 3361-8250

Monitoria: Obrigatória

Ingresso e mais informações: https://itutingapiloes.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Trilha Calçada do Lorena – Caminhos do Mar

Construída no final do século XVIII, foi a primeira ligação pavimentada entre São Paulo e o litoral paulista, estando sob rochas escolhidas e trabalhadas a mão. Era utilizada principalmente para transporte de produtos, mas também fez parte da história de todo o país, pois Dom Pedro I, em setembro de 1822, subiu a calçada do Lorena sentido São Paulo, Planalto, para proclamar a independência do Brasil.

Serviço

Mais informações no site: https://caminhosdomar.com.br/

Trilha do Camburi
O visual da Cachoeira do Camburi está entre os cenários mais belos do PESM Núcleo Curucutu. No início da trilha observa-se a principal nascente do Rio Capivari – considerado o último rio de água limpa do município de São Paulo – e no caminho é possível apreciar os Campos Nebulares, ecossistema peculiar do PESM Curucutu, os fornos carvoeiros (vestígios históricos da antiga Fazenda Curucutu produtora de carvão), pegadas de diversos animais, inclusive da onça-parda (Puma concolor) e onça-pintada (Panthera onca).

Serviço

Núcleo: Curucutu

Estrada da Bela Vista nº 700 – Embura do Alto – Parelheiros – São Paulo

Fone: (13) 99692-0784

Monitoria: Obrigatória

Ingresso e mais informações: https://curucutu.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Trilha da Cachoeira do Elefante

Esta trilha é a mais tradicional do Complexo de Trilhas do Rio Itapanhaú, do PESM Núcleo Bertioga, ela segue descendo as escarpas da Serra até a imponente Cachoeira do Elefante, considerada a maior cachoeira da região. A Cachoeira do Elefante fica abaixo da majestosa Cachoeira do Véu da Noiva, que é avistada a partir da Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), conhecida como Rodovia Mogi-Bertioga, em especial no seu Mirante que fica no km 86. A trilha divide território que fez parte da história da Rota do Comércio, na época do Brasil colonial, conectando a baixada com o planalto. No trajeto, é necessário utilizar de ancoragem instalada durante a atividade pelos monitores ambientais autônomos para atravessar o Rio Itapanhaú, o mais extenso rio do litoral paulista, sendo possível contemplar sua origem, na confluência dos rios Guacá e Sertãozinho.

Serviço

Núcleo: Bertioga

Avenida Henrique Costábile, 114 – Centro – Bertioga

Fone: (13) 3317-2094

Monitoria: Obrigatória

Ingresso e mais informações: https://bertioga.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Mirante de Paúba

Localizado entre os bairros Paúba e Maresias, a trilha possui 800 m de extensão e está situada a 50 metros acima do nível do mar, proporcionando ao visitante uma bela vista da Praia de Maresias e Paúba.

Serviço

Núcleo: São Sebastião

Rua Serra do Mar, 13 – Juquehy – São Sebastião

Fone: (12) 3863-1707

Monitoria: Autoguiada

Ingresso e mais informações: https://saosebastiao.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Trilha das Palmeiras (Acessível)

Trilha acessível recomendada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O caminho é pavimentado, com corrimão para apoio, com placas de sinalização e sobre a fauna e flora local, terminando o percurso na “Prainha”, um acesso à piscina natural do rio Santo Antônio apta ao banho.

Serviço

Núcleo: Caraguatatuba

Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba

Fone: (12) 3882-5999

Monitoria: Autoguiada

Ingresso e mais informações: https://caraguatatuba.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Mirante do Rio do Pardo (Mountain Bike)

A estrada do Rio Pardo foi aberta na década de 60 para a instalação do oleoduto ligando o porto de São Sebastião e a refinaria de Paulínia, no Planalto, próximo a Campinas. No trecho mais difícil da obra, a subida da Serra do Mar, a Estrada do Padre Dória, um traçado aberto em 1832 para intensificar o comércio entre o porto de São Sebastião, o Vale do Paraíba e parte do Alto Tietê em um período de crise em função ao fechamento dos Portos. O percurso pode ser realizado no estilo mountain bike, o acesso é gratuito e pode ser feito por São Sebastião, Salesópolis e Caraguatatuba.

Serviço

Núcleo: Padre Dória

Rua Alferes José Luiz de Carvalho, 550 – Centro – Salesópolis

Fone: (11) 4696-0981

Monitoria: Obrigatória (Bike ou uso de carro 4×4)

Ingresso e mais informações: https://padredoria.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Trilha Fluvial no Rio Fazenda

Um dos mais interessantes passeios do Núcleo Picinguaba, esta atividade é realizada pelo manguezal do Rio Fazenda, em barcos de alumínio conduzidos a remo, com capacidade de transporte para até 15 pessoas. Você pode observar a flora específica desse ecossistema e diversas espécies de caranguejos, aves e vestígios de animais que visitam o local. Durante o percurso o visitante pode conhecer os aspectos do meio físico que condicionam as características do Manguezal e vegetação de restinga. É possível também observar os processos erosivos e de sedimentação da dinâmica dos rios no encontro com o mar.

Serviço

Núcleo: Picinguaba

Rodovia BR-101, km 11 – Picinguaba – Ubatuba

Fone: (12) 3832-1397

Monitoria: Obrigatória

Ingresso e mais informações: https://picinguaba.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Rafting no Rio Paraibuna

Descida de bote pelo rio Paraibuna, passando pelas cachoeiras do Saltinho, Salto Grande, Ponte de Pedra, Corredeiras da Gamela de Pedra e do Itapavão, além de remansos em meio à floresta. Esta atividade de turismo de aventura é desenvolvida por operadoras de turismo especializadas.

Serviço

Núcleo: Santa Virgínia

Rodovia Oswaldo Cruz, km 78 – Alto da Serra – São Luís do Paraitinga

Fone: (12) 3671-9266

Monitoria: Obrigatória

Ingresso e mais informações: https://santavirginia.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Trilha das Arapongas (Trilha de Bike)

Para os praticantes de mountain bike, a Trilha das Cachoeiras é perfeita. Proporciona uma pedalada dinâmica e de muitas belezas naturais, como o Rio Paraibuna, que acompanha grande parte do percurso. No trajeto, os ciclistas poderão ver duas cachoeiras, percorrendo o que já foi uma estrada usada por antigos moradores locais e podendo apreciar a vegetação marginal em estágio avançado de recuperação.

Serviço

Núcleo: Cunha

Estrada Municipal do Bairro do Paraibuna, km 20 – Paraibuna – Cunha

Fone: (12) 3111-1818

Monitoria: Autoguiada

Ingresso e mais informações: https://cunha.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Fique atento
A FF alerta aos turistas que existem normas para visitação desses espaços protegidos e o respeito a elas é fundamental para garantir, tanto a preservação dos locais, quanto o sucesso do passeio. Não é permitida a entrada de animais domésticos; é proibido fazer fogueiras, churrasco, queima de fogos ou qualquer ato que possa provocar incêndio no interior da Unidade de Conservação. A instituição orienta também para que os visitantes não retirem espécies vegetais, animais ou qualquer outro item da natureza. Apenas os resíduos gerados devem ser coletados e levados de volta para descarte adequado.

Nas Unidades de Conservação que cobram entrada, o ingresso custa R$ 19,00 para brasileiros, R$ 28,00 para viajantes do Mercosul e R$ 37,00 para estrangeiros, com meia-entrada para estudantes brasileiros e estrangeiros, profissionais de educação das escolas da rede pública estadual e municipal. Para alguns atrativos, é necessária a contratação de monitoria à parte.

Para saber mais sobre outras Unidades de Conservação, acesse o site Guia de Áreas Protegidas. Já para fazer a reserva ou adquirir o ingresso, acesse https://www.ingressosparquespaulistas.com.br/home

Para acessar as imagens, clique em: https://we.tl/t-bPPaPrFdVD