Search
quinta-feira 30 maio 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – O Paraíso Perdido

O poema foi escrito por John Milton (1608-1674) poeta inglês, um dos principais representantes do Classicismo inglês. Seu poema Paraíso Perdido (1667) é um dos poemas épicos mais importantes da literatura universal.
Seu poema épico foi escrito quando ele estava cego para realizá-la ditou o poema que recria o conflito entre Lúcifer e Deus.

O poema épico Paraíso perdido trata da luta entre o bem e o mal por meio da história de Adão e Eva, que, seduzidos por satanás transmutado em uma serpente, caem no pecado de desobedecer a Deus e por isso são castigados com a expulsão do paraíso terrestre. No início do poema, o assunto é exposto: a queda do homem em pecado. Narra-se a aventura de satanás, o mais belo dos anjos, que antes da criação do mundo encabeçou uma rebelião de anjos contra Deus, e assim foi expulso do céu, sendo condenado a permanecer em um lugar terrível chamado Caos. Ali, trama para se vingar de Deus por meio da astúcia e do engano. E para isso permite que uma futura criação sua, o homem, seja usado.

O poema é composto de 12 livros, apresenta a inovação dos versos brancos, ou seja, sem rima, com grande senso de ritmo e sonoridade.

O tema central é a justificativa divina, Satã é o personagem dominante, modelado nos grandes vilões de Shakespeare, como lago e Ricardo III.

Seu poema é inspirado na peça teatral Adamo Caduto, composta em 1647 pelo Padre Serafino della Salandra, foi retomada por John Milton em Paraíso Perdido.

O poema trata da visão cristã da origem do homem, Da rebelião e queda dos anjos. Da tentação por Satã. Da expulsão do paraíso. Da promessa da Redenção futura.

Prof. José Pereira da Silva