Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Instituto Argonauta comemora cinco anos de execução do Projeto de Monitoramento de Praias no Litoral Norte

Instituto Argonauta comemora cinco anos de execução do Projeto de Monitoramento de Praias no Litoral Norte

Na última segunda-feira, dia 24 de agosto de 2020, o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha comemorou os cinco anos de execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Dividido em 15 trechos, desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, o Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, que compreende os quatro municípios do Litoral Norte (LN): Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela.

Entre as atividades do PMP executados pelo Instituto Argonauta, estão o monitoramento terrestre diário das praias do LN, o monitoramento embarcado semanal, onde é realizado o registro e atendimento de animais vivos e mortos nas praias, as análises para identificar a causa mortis e o atendimento veterinário para animais debilitados.

Mensalmente, as equipes do PMP Argonauta percorrem mais de 3 mil quilômetros de praias no Litoral Norte. No total, são 235 praias que são monitoradas pelas equipes: sendo 107 em Ubatuba, 24 praias em Caraguatatuba, 58 em São Sebastião e, por fim, 46 em Ilhabela.

“O PMP é um projeto que foi estruturante para o Instituto Argonauta, e que finalmente nos deu as condições materiais e humanas para cumprir com a missão que idealizamos para instituição lá em 98, quando a criamos, que é justamente trabalhar a Ciência e Educação em prol da conservação do Meio Ambiente Marinho e Costeiro. Com isso, hoje temos uma equipe de 80 profissionais, um Centro de Reabilitação de ponta, e ainda estamos montando um Museu da Vida Marinha com uma área cedida pela Prefeitura Municipal de Ubatuba. Temos uma Base de Estabilização em São Sebastião e estamos negociando com a Prefeitura de Municipal de Ilhabela uma base no município, assim conseguimos dar a estrutura necessária para que os funcionários e técnicos do Instituto possam realizar um trabalho de fundamental importância para entender os problemas e ajudar a conservar a biodiversidade da região”, ressalta o oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta Hugo Gallo Neto.

Desde 24 de agosto de 2015, o início do PMP, até 20 de agosto de 2020 foram atendidos pela equipe do PMP-BS do Instituto Argonauta 8.798 ocorrências de animais marinhos de 56 espécies diferentes.

Sendo que, do total, a maioria de animais atendidos foram as tartarugas marinhas 66%, seguida de aves 27% e mamíferos 7%. Dos animais atendidos apenas cerca de 20% vivos, e o restante, 80%, foram de animais mortos.

“O número de ocorrências superou todas as nossas projeções. Porém, também nos mostrou o quão importante são as informações coletadas nesse período, pois permitem a avaliação da saúde do ecossistema, bem como o melhor conhecimento da biodiversidade na região”, ressalta Carla Beatriz Barbosa, bióloga, coordenadora do Trecho 10 PMP-BS, diretora executiva do Instituto Argonauta, explicando ainda que toda a estrutura trazida pelo PMP “permitiu o incremento na experiência com os processos de reabilitação, com a implementação de novos protocolos clínicos de atendimento, para embasar o melhor procedimento a ser seguido em casos de acidentes ambientais ou doenças que podem causar mortalidade em massa.”

A bióloga enfatiza que os benefícios do Projeto vão além da avaliação ligada às atividades relacionadas ao petróleo: “os resultados das análises podem indicar também se há ligação com atividades humanas, como o lixo no mar, a pesca, colisão com embarcações e até contaminação”, finalizou.

São 80 profissionais que integram a equipe do PMP do Instituto Argonauta, entre biólogos, oceanógrafos, veterinários, monitores e técnicos de campo, colaboradores da área administrativa e demais profissionais. Além disso, há uma grande estrutura para a operacionalização da rede de atendimento do Projeto, que conta com veículos, a Unidade de Estabilização na cidade de São Sebastião e o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba, situado na sede do Instituto no bairro Perequê-Açu.

Saiba mais sobre o PMP em: https://www.comunicabaciadesantos.com.br/noticia/pmp-bs-cinco-anos-transformando-dever-em-realizacoes.html