Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Ex-presidenciáveis declaram apoio a Lula

Ex-presidenciáveis declaram apoio a Lula
Crédito foto: André Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

De olho em demonstração de força para tentar fechar a eleição no primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu nesta segunda-feira (19), oito ex-presidenciáveis em um encontro em São Paulo. Entre ex-ministros, aliados de longa data e até antigos opositores, a reunião teve partidos que integram outras chapas presidenciais, como União Brasil e Cidadania.

Conforme o UOL levantou, com o apoio da ex-ministra Marina Silva (Rede), na última semana, Lula reuniu até então o apoio de seis dos 13 presidenciáveis de 2018. Todos estavam presentes no evento de hoje, além de dois outros candidatos de outros anos. São eles: Guilherme Boulos (PSOL), Luciana Genro (PSOL), Cristovam Buarque (Cidadania), Marina, Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (PT), Henrique Meirelles (União Brasil) e João Goulart Filho (PCdoB),

“Frente ampla”: O encontro reforça o discurso eleitoral de Lula de formar uma “frente ampla pela democracia”. Desde o início do ano, o PT tem tentado formar uma imagem de união suprapartidária em torno do petista, tentando diminuir a rejeição ao partido. É frequente ver membros da campanha fazendo relações com o movimento de redemocratização Diretas Já, dos anos 1980 — este foi o tom de hoje.