Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Energia Solar – benefício ecossistêmico e vantagem social

Energia Solar – benefício ecossistêmico e vantagem social

Cultivo orgânico de hortaliças

 

Tibério de Sá Leitão – Jornalista

 

Uma fonte de progresso em Meio Ambiente
A infinita energia solar é, atualmente, a terceira mais importante fonte de energia renovável, logo depois, de hidráulica e eólica. Cerca de 120 países utilizam energia solar fotovoltaica. No Brasil, benefícios ambientais e econômicos estimulam o crescimento empreendedor dessa energia plena de renovação. O governo dá suporte ao avanço do mercado porque gera emprego, e, o uso da energia solar diminui o custo da fatura de luz.
A usina solar Bonerjão, em Martins (RN), cidade serrana no Rio Grande do Norte é um empreendimento sustentável de energia solar fotovoltaica. A empresa implementa além de energia renovável, o aproveitamento do solo com esterco de gado para o plantio orgânico de legumes – coentro e cebola, tomate-cereja, pimentão, rabanete, couve, rúcula, alface e outros. É tarefa que o agricultor Francisco Raimundo cultiva ali.

Respectivamente, (pai e filho), Ronaldo César, trabalha na manutenção da usina solar. Ele conta que gosta do que realiza naquele ambiente, pela simples razão, de ser ao ar livre, lidar com a natureza e a tecnologia renovável. A usina solar recebe visitação com agendamento antecipado. Universitários, professores, engenheiros, físicos e estudantes de escolas vão lá pela diversidade do passeio, estudo e pesquisa.

Quando se fala em fotovoltaica, o que quer dizer? Essa palavra fotovoltaica já é usada na língua inglesa desde 1849. O vocábulo “fotovoltaico” deriva do grego (phos), significa “luz”, e, o termo, “volt”, é a unidade elétrica de força. O volt, que por seu lado, tem origem de sobrenome italiano do físico Alessandro Volta, o inventor da pilha.
Vantagens e restrições da energia solar: residências que possuem a instalação do sistema renovável de energia solar podem se ver livres da conta de luz; um empreendimento fotovoltaico valoriza a propriedade; não polui nem faz ruído; a manutenção é de baixo custo; processo de fácil instalação, e, é acessível a áreas distantes onde não há luz elétrica.
Em contrapartida existem limitações no uso da energia solar: não poderá ser usada à noite; armazenar a energia produzida durante o dia tende a variar de acordo com o clima (neve, chuva) nos locais de latitudes altas e médias. Países como Finlândia, Noruega, Islândia, Chile e Sul da Argentina onde o inverno é rigoroso. Em Londres, a nebulosidade é mais um fator que impossibilita o armazenamento da luz do sol.
Educação Ambiental – processo educativo – socioambiental que busca despertar nas pessoas maior sentido à vida humana.

Cem por cento da energia é originária de painéis fotovoltaicos que transformam, puramente, a luz do sol em uma energia limpa.

606 painéis fotovoltaicos