Protótipo da Eve, foi exibido com espaço para quatro passageiros
Um protótipo da cabine do modelo do ‘carro voador’ da Eve, subsidiária da Embraer, foi apresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira, 4, em um evento sobre tendências e inovações do setor aeroespacial, drones e robótica, em São Paulo. Um vídeo mostra os detalhes da cabine.
Os participantes do evento puderam conferir detalhes inéditos do interior do veículo: a cabine acomoda quatro pessoas, com dois bancos de cada lado. Além disso, conta com um computador de bordo que exibe informações como origem, destino e tempo de viagem. Vale destacar que, no evento, foi exibida apenas a cabine, ainda sem as hélices.
O evento Expo eVTOL, realizado na capital paulista, tem como objetivo explorar as inovações no setor de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical. Popularmente conhecidos como “carros voadores”, os eVTOLs (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”) são apontados como o futuro do transporte urbano.
A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, desenvolve o veículo com expectativa de iniciar as operações em 2027. “Na Eve, usamos o conceito de desenvolvimento de conhecimento por blocos. Hoje temos um protótipo em escala real, sendo testado na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto. Usamos todo o conhecimento da Embraer, o que é uma grande vantagem”, explicou Luiz Mauad, vice-presidente de serviço ao cliente da Eve.
Ele acrescentou que, assim que os testes forem concluídos, com voos previstos ainda para este ano, as primeiras entregas devem acontecer em 2027. Atualmente, os eVTOLs da Embraer já somam quase três mil encomendas e passam por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo a Eve, a certificação do modelo pela Anac, as primeiras entregas e a entrada em operação devem ocorrer em 2027. Antes, a previsão era de que os primeiros modelos estivessem no mercado em 2026.
Os eVTOLs se assemelham a helicópteros na estrutura, mas são projetados para viagens curtas, dentro de uma mesma cidade ou entre cidades próximas. A principal diferença está no motor elétrico, que garante menor custo operacional e zero emissão de CO2, além de reduzir significativamente o ruído em comparação aos helicópteros tradicionais. (Fonte: Meon)