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sexta-feira 17 maio 2024
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Coluna 360 – Advogado: não desperdice seu potencial

Coluna 360 – Advogado: não desperdice seu potencial

Já vi muitos advogados incríveis desperdiçarem todo o seu potencial nas redes sociais. Profissionais cujo trabalho era nota mil, mas que não tinham a menor ideia de como projetar isso da melhor forma para o seu público.
Aliás, o primeiro grande erro deles está aí: a falta de definição de um público.
É impossível se comunicar de maneira eficaz se você não sabe com quem está falando.
Aí vai um exemplo prático.

Se você é um professor de Direito que está palestrando para outros advogados, pode ser bacana fomentar um debate doutrinário sobre determinado tema.
No entanto, se a sua plateia é composta de empresários propensos a contratar os seus serviços advocatícios, é incabível ficar discutindo doutrina. Afinal… O que isso tem a ver com os interesses deles? Que sentido faz você falar sobre as mais novas teorias do direito penal se o que esses empresários buscam é apenas um profissional capaz de lhes orientar para que não cometam ilícitos durante suas negociações?

O mesmo vale para as redes sociais do advogado.
O foco dessas redes é captar clientes? Se for, não adianta ficar reproduzindo artigos do código penal. É preciso falar sobre a resolução dos conflitos na prática.

A orientação é basicamente a seguinte: antes de escrever qualquer coisa, pense primeiro em quem é o seu público.
Com base nisso, defina o que vai falar, e como vai falar, para que seu conteúdo seja atrativo. Afinal, as redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para os advogados que buscam construir sua marca pessoal e captar novos clientes.

É importante lembrar que a comunicação nas redes sociais é mais informal do que em outros canais de comunicação. Portanto, é essencial abandonar o “juridiquês”, e adaptar a linguagem e o tom de voz ao público-alvo, facilitando a compreensão do conteúdo e tornando sua leitura agradável.

Outra orientação importante: jamais faça publicidade direta e agressiva nas redes sociais! Caso contrário, você estará ferindo o Código de Ética da OAB.

Em vez disso, ofereça informações úteis e relevantes para o seu público, mostrando o seu conhecimento e experiência no direito.

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*por Cris Veronez, diretora executiva da Verô Comunicação, consultora e assessora de comunicação para advogados. [email protected]