Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Arraial da Gente movimenta a agenda cultural de Redenção da Serra

Arraial da Gente movimenta a agenda cultural de Redenção da Serra

Programação em comemoração aos 142 anos de emancipação do município vai até dia 5
redenção da Serra abriu no final da semana passada mais uma edição do “ARRAIAL DA GENTE – Suas Coisas, Sua Gente”, que reúne apresentações folclóricas, gastronomia caipira, artesanato, cavalgada, festival de fanfarras e celebrações religiosas. As festividades fazem parte das comemorações do 142º aniversário de emancipação política do município, que ocorre hoje, dia 3 de maio. A programação se estende até o próximo domingo, dia 5 de maio.

A gastronomia caipira é um dos pontos altos do ARRAIAL DA GENTE e apresenta um cardápio variado, com receitas caseiras tradicionais e ingredientes que na sua maioria são produzidos localmente. Destacam-se pratos típicos como o feijão tropeiro, doces caseiros e a tradicional pamonha no caeté, uma raridade ainda preservada na cidade.
Outro destaque será o lançamento de duas obras com referências à cultura local, de autoria dos escritores redencenses Maurício Pereira e Paulo Pereira. A sessão de autógrafos acontece neste sábado, dia 4 de maio, na praça Catequista Maria Terezinha Lobato, local onde acontece toda a programação do evento.

O livro “História de Assombração”, de Maurício Pereira, apresenta narrativas pitorescas sobre costumes, superstições e crendices populares locais, colhidas pelo próprio autor. Já no livro de Paulo Pereira, “Redenção era Assim”, a tônica são as histórias e crônicas do cotidiano e personagens reais, com as quais o autor conviveu em sua infância e juventude, vividas em parte na cidade.

A programação musical do ARRAIAL DA GENTE inclui apresentações do projeto Guri, de Natividade da Serra, violeiros e orquestras de viola e bandas sertanejas, que encerrarão as noites no palco da festa. No dia 1º de maio houve uma corrida pedestre, em comemoração ao aniversário da cidade.
Segundo, Ismael Dreyfus, secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico do município, a expectativa é receber visitantes de toda a região. “Temos atrações para todos os públicos, mas nosso foco é a valorização principalmente de nossas tradições, oferecendo aos visitantes a oportunidade de ter contato com as nossas raízes”, afirma.
Mais detalhes sobre o ARRAIAL DA GENTE poderão ser conferidos na página da Secretaria (facebook.com/turismoeculturaredencaodaserra/).