Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Ações da primeira semana da deputada federal Loreny em Brasília

Ações da primeira semana da deputada federal Loreny em Brasília

Depois de tomar posse na última terça-feira, 9, e se tornar a única representante da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Vale do Paraíba no Congresso Nacional, a Deputada Federal Loreny (Solidaridade) já começou a trabalhar pelos municípios da região.

No seu primeiro dia de trabalho, logo após sua posse, teve seu projeto de 2017, da época como vereadora de Taubaté-SP, que pede transparência na lista de espera por vagas em creches aprovado e, agora, virou lei para todo o país.

“Foi muito emocionante, por ter sido meu primeiro dia, estreando na tribuna da Câmara dos Deputados já ter um projeto aprovado. De Taubaté para o Brasil inteiro essa lei da transparência da fila de espera de creches. É uma benção de Deus esse momento em minha vida”, comenta a deputada.

O texto aprovado é uma emenda do Senado ao Projeto de Lei 2228/20, do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB). Os parlamentares seguiram parecer favorável do relator, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), alterando em parte o projeto.

Ainda nas primeiras horas de trabalho, a deputada federal foi convidada para fazer parte da comissão de trabalho e votou pelo piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

“Isso é determinante para dignidade desses profissionais e traz melhorias diretas para as famílias atípicas de crianças com TEA, PCDs e Idosos que precisam tanto desses serviços com mais qualidade e disposição dos profissionais”, comentou Loreny, que também votou para que pessoas que sofram acidentes e não tenham condição financeira recebam indenização através do seguro obrigatório de trânsito.

Loreny ainda apresentou um projeto de lei que visa transformar a Unitau (Universidade de Taubaté) em uma faculdade pública federal. De acordo com a deputada, a criação de uma universidade pública federal na cidade é demanda antiga. Desse modo, o município poderia se concentrar na melhoria dos índices de educação básica.