Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

A visita do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança em Guaratinguetá

A visita do Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança em Guaratinguetá

Domingo dia 15 de dezembro, realizou-se a “A Jornada dos Príncipes” na cidade de Guaratinguetá em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e de Frei Galvão e contou com a presença do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, tetraneto de Dom Pedro I e D. Leopoldina. O príncipe foi recebido pelo Prefeito da cidade Marcus Soliva na antiga Estação Ferroviária, hoje restaurada, mas que foi construída no tempo de D. Pedro II. Quem também esteve presente foi Malcolm Forest, idealizador do evento.

Pela cidade aconteceu desfile de cavalaria, saindo da Estação Ferroviária até a Catedral de Santo Antônio, que contou com a participação da Cavalaria de São Benedito e de cavalos da raça mangalarga do Haras Lagoinha, sob a liderança da Sra. Marisa Iorio, Madrinha da Jornada.

Um dos pontos alto foi a entrega da chave de São Frei Galvão de Guaratinguetá ao príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que foi homenageado também com a comenda de Mérito de Guaratinguetá.
Em frente a igreja matriz de Santo Antônio foi dado uma benção aos participantes, cavaleiros e aos cavalos e o príncipe também visitou o templo e fez uma oração, nesse momento contou com a receptividade do povo de Guaratinguetá que o acolheu muito bem pedindo fotos e autógrafos.

Em seguida foi feita uma visita a casa da Família Maia e à casa de Frei Galvão, partindo para o almoço no restaurante Esperança.

No Museu São Frei Galvão, Malcolm Forest, autor e diretor do Programa “A Jornada dos Príncipes” apresentou em projeção o evento e o Desembargador José Antônio de Paula Santos discorreu sobre os 700 anos da fundação da Ordem de Cristo. Sua Alteza Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial, também fez sua palestra.

Para encerrar o dia com chave de ouro, aconteceu a apresentação do filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz” realizado pelo cineasta e também idealizador da “Jornada dos Príncipes”, Malcolm Forest em cumprimento de uma promessa.