Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

3º Encontro Regional de Bonecos Gigantes acontece em São Bento do Sapucaí

3º Encontro Regional de Bonecos Gigantes acontece em São Bento do Sapucaí

Evento conta com grupos de diversas cidades animando o primeiro dia de cortejos do Bloco Zé Pereira

Já na 3ª edição, o Encontro Regional de Bonecos Gigantes, realizado pela Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí acontece no dia 25 de janeiro de 2020 às 16h, na Praça Monsenhor Pedro do Vale Monteiro, marcando novamente o início do Cortejo do Bloco Zé Pereira e, neste ano, em paralelo à inauguração do Museu do Zé Pereira de bonecos gigantes, uma das maiores manifestações culturais da cidade.
Recebendo cidades convidadas de Minas Gerais e São Paulo, como o Zé e a Maria Pereira de Sapucaí-Mirim, BGB – Bonecos Gigantes de Braazópolis, os Bonecos Gigantes de Torrinha, Bonecos Gigantes de Monteiro Lobato e claro, grupos de São Bento do Sapucaí como o Bloco do Búfalo e o Bloco Zé Pereira, o evento salvaguarda essa cultura tradicional em diversas cidades, incentivando e colaborando para que mantenha viva a tradição. Já é a terceira vez que o evento acontece, atraindo um público cada vez mais interessado nas histórias, nos bonecos e suas técnicas. No Encontro, cada convidado se apresenta individualmente e depois todos juntos, numa grande brincadeira, participando também da primeira volta do Cortejo do Bloco Zé Pereira, o anfitrião da festa.
Em São Bento do Sapucaí, o Bloco Zé Pereira, que é centenário, vai para além do costume do Carnaval: os bonecos saem acompanhados da bateria – com seu batuque ímpar – com pelo menos 30 dias de antecedência pelas ruas, carregando multidões por onde passa. Nesse ano, o Cortejo será de 25 de janeiro a 25 de fevereiro, todos os dias, das 19h às 22h.
Também no dia 25 de janeiro às 15h, antecedendo o Encontro, acontece a inauguração do Museu do Zé Pereira, o primeiro museu municipal de São Bento, que conta também com a expografia premiada pelo ProAc – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo 2018, que será lançada no mesmo dia. O Museu, que antes era a “Casa e Memorial do Zé Pereira” agora contará com uma gama de acervos, atividades interativas e visitação do público.