Search
segunda-feira 20 maio 2024
  • :
  • :

Unidades prisionais ganham abrigos para animais

Unidades prisionais ganham abrigos para animais

Reeducandos do regime semiaberto estão trabalhando em um canil e um gatil construídos no perímetro prisional, mas longe do espaço da carceragem, para abrigar os animais domésticos em situação de rua de Taubaté.
Esta é uma parceria entre a Prefeitura de Taubaté, SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Taubaté e o Conselho da Comunidade de Taubaté. O convênio para o desenvolvimento do projeto foi assinado em maio do ano passado e as atividades começaram em agosto.

Abrigos
Um canil com capacidade para 200 cães foi construído na Penitenciária “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra”, a P-1 de Tremembé. Já o Centro de Detenção Provisória “Dr. Félix Nobre de Campos”, o CDP de Taubaté, dispõe agora de um gatil com capacidade para até 50 gatos.

Ambos os abrigos contam com espaços coletivos e individuais, áreas para vacinação, banho, tosa e depósito de materiais.

O objetivo é o de oferecer apoio ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taubaté e proporcionar a ressocialização dos internos por meio do contato e cuidado com os animais.

Os detentos passam por curso de banho e tosa e aprendem técnicas nos cuidados dos bichos, que serão vacinados, vermifugados e castrados e estarão disponíveis para adoção em feiras organizadas com entidades parceiras.
As atividades contemplam 12 reeducandos no manejo dos animais nos dois presídios envolvidos com o projeto.