Search
terça-feira 23 abril 2024
  • :
  • :

Um roteiro pelos Sertões de Taubaté

Um roteiro pelos Sertões de Taubaté

• Quer fazer um passeio guiado pela Área Rural?
• Conhecer rotas e lugares tão bonitos que enchem os olhos?
• Tomar um Café Caipira e comer comida da Roça?

Olaria do Paulinho

No Projeto Sertões de Taubaté, que existe há 4 anos e foi idealizado por Silésio Francisco Tomé, você faz um passeio turístico, de um dia, guiado por ele, pela área rural da cidade e adquire conhecimento cultural e histórico sobre a região.
A experiência de anos organizando festas religiosas, procissões e eventos na roça, fez com que Silésio criasse uma empresa, que busca informar e passar para os turistas como é o dia a dia na área rural.
Do legado da riquíssima história de Taubaté, que vem lá da época do ouro, do café, da escravidão, quando tudo por essa região era rota principal para a corte no Rio de Janeiro e para o Brasil todo, surge o roteiro, elaborado pelo guia Silésio, com aproximadamente 10 paradas, que didaticamente, insere o turista neste contexto. E para começar o passeio, bem cedo, os turistas participantes são recebidos pelos anfitriões com um farto e saboroso café da manhã, no Parque do Itaim. (Ponto de chegada e saída)

Vista de uma casa no campo

O Parque do Itaim tem uma área de 1,7 milhões de m2 e, neste local, entre outras atrações encontra-se um museu com réplicas de móveis e ambientações da época do escritor Monteiro Lobato. O Café Caipira com bolos, pães, queijos, doces, paçoca, é servido na cozinha da casa e assim, começa o passeio.
Depois deste rico café, os participantes seguem para o ônibus rumo ao primeiro ponto de parada que é a Olaria do Paulinho; continuando ainda pelas nascentes do Rio Una, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, o Alambique, a Mina de Grafite, a Estância Mãe Maria, as fazendas de filmagens do Ator Mazzaropi e outros pontos tradicionais.
Silésio disse que para participar dessa incrível experiência basta agendar. Ele também pede para que as pessoas sigam o Sertões de Taubaté na internet. “Estamos ansiosos para compartilhar as maravilhas que a nossa zona rural têm para oferecer e auxiliar no desenvolvimento cultural dos cidadãos. Confiram nosso site: Sertões de Taubaté e para agendar o passeio o celular é (12) 99676-4106”,explicou.

A sustentabilidade que banca os moradores na sua Região

Artesanatos produzidos pelas famílias

Em cada parada que os turistas fazem, eles encontram produtos que podem ser adquiridos para consumo próprio ou para presentear amigos. Todos os produtos são elaborados pelos moradores da área rural que são doces, variadas qualidades de queijos, pingas com sabores de frutas, geleias, e o belo artesanato com as características da região, onde as artesãs trabalham produzindo lacinhos, bolsinhas, panos de prato e inúmeras variedades seguindo as tradições.

Feira revela as belezas dos sertões

Silésio,sua esposa Luzia, Lia Carolina e Rosa

Buscando resgatar os valores de Taubaté e atuando somente dentro do município, o projeto Sertões de Taubaté trabalha em sistema de parceria com famílias da área rural. Segundo Silésio, cada viagem, que o ônibus faz, ajuda 14 famílias diretamente e mais de 30 indiretamente.
E para fortalecer mais o ganho destas famílias acontece, a cada dois meses, a feira itinerante Revelando Sertões, que no próximo dia 11 de março será no Sitio do Pica Pau Amarelo, das 09:00 horas às 17:00 horas.

Quem já viajou pelos Sertões de Taubaté:
• Silésio conta que os cantores Sergio Reis, Renato Teixeira, a atriz Regina Casé já fizeram esse roteiro. Confira o depoimento de outras pessoas que também já viajaram pelos sertões.

Márcio CarneiroSecretário de Cultura e Turismo de Taubaté
“É difícil para eu falar dos Sertões de Taubaté, porque eu sou nascido e criado nas bandas dos sertões, que vai desde a região dos Remédios até para lá do 7 Voltas.
Então, todas as imagens que tenho, todas as memórias afetivas são de lá. Os Sertões de Taubaté conta a história não só de Taubaté como do Vale do Paraíba.
Ali no meio possuem pessoas que justamente inspiraram meu livro, que se você puder e ter a oportunidade de puxar um banquinho e sentar com essas pessoas, você terá a história de Taubaté contada em uma outra versão. De uma maneira muito despretensiosa, mas você vê outra versão, como pode percebe no livro.
Esse projeto dos Sertões que o Silésio faz, além de ser um resgate muito importante, ensina as outras pessoas que vem de fora a conhecer a história, baseada na sua essência, porque a história é feita de documentação e essência.
Se você puder conhecer a partir da essência para depois ir para a documentação eu acredito que seja o correto. É o que faz a história se transformar em poesia.

Minha opinião como secretário de Cultura, vejo a importância do desenvolvimento do Turismo para nossa cidade e do desenvolvimento econômico da base criativa e de tantas outras coisas que são feitas nesse trecho de Taubaté.
Hoje a gente vê um dos projetos, que se não o único que deu certo, que foi elaborado pela mente do Silésio e que teve sucesso. Porque por ele começa a tal conexão. Que eu tanto falo – para que uma cidade dê certo turisticamente falando, e que Taubaté não tinha até então, e começou pelos Sertões, mas ainda está distante, essa trama da conexão, da conectividade.

Você vai para o Ceará, por exemplo, e vê que existe essa conectividade entre as pessoas, onde um indica o outro, um fala bem do outro. Existe no inconsciente coletivo das pessoas esse negócio de promoção da cidade, coisa que infelizmente ainda a cidade não tem.
Taubaté ainda está numa distância em relação a isso, porque a cidade está no momento de que ninguém pode fazer melhor do que eu. E o Projeto dos Sertões de Taubaté veio provar o contrário. Veio provar que a partir do momento que nós entendemos a cidade como um todo, que somos parte de uma trama de conectividade, o turismo na cidade vai funcionar. E o projeto Sertões está aí para provar isso”.

Lia Carolina Prado AlvesPesquisadora da História de Taubaté
“Sertões de Taubaté não é apenas um passeio turístico, é uma viagem que leva os participantes adentrarem as origens do Povo Valeparaibano. Origens essas oriundas da têmpera dos bandeirantes, dos tropeiros e, mais tarde, dos imigrantes europeus. Dessa amálgama surgiu um povo pacífico e trabalhador”.

Antonio GonzagaAposentado
“Gostei muito do passeio, me fez relembrar minhas origens, nasci e fui criado na roça.”

Sandra Danielle GonzagaProfessora
“Um passeio muito agradável, que nos leva a refletir sobre a beleza e a simplicidade da vida rural, o quanto devemos valorizá-la.”

Cícero de Campos Costa JúniorEngenheiro de Produção
“Foi um passeio gostoso. A atração que mais chamou minha atenção foi a caverna de grafite. Pois não imaginava encontrar isso aqui.”

Entrada da Gruta de Grafite

Margareth Maria Faria de Noronha Caridade Contadora e História
“Eu amei o passeio. Neste projeto Sertões de Taubaté, você aprende e entende a história, a geografia, a cultura e a vida do povo que fez a história. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto. Com certeza vou fazê-lo outra vez, pois tem mais para aprender, segundo Silésio, vulgo “Barsa ambulante”, entendedores entenderam? E que comida boa.”

Nice BueriDermatologista
“Foi um passeio memorável. Conheci, ouvi histórias e vi lugares de Taubaté jamais imaginados. Fomos muito bem recebidos pelas comunidades locais. Recomendo que todos possam ir nesse passeio”.

Giulia Ramos BeraldoEstudante
“Achei muito interessante o passeio, as comidinhas são muito gostosas. Adorei passear com a minha mãe e meu pai”.

Letícia Moraesprofessora
“Eu e meu marido adoramos o passeio”. Estou fazendo a maior propaganda no boca a boca, achei muito interessante o conhecimento histórico aliado ao lindo visual da Zona Rural, e o comércio de artesanato local.
A simplicidade e simpatia das pessoas também foram pontos altos deste passeio. Esse projeto, além de valorizar as pessoas daqueles lugares, evita que eles tenham que abandonar suas origens em busca de trabalho na área urbana.
“Que Taubaté é linda eu já sabia, porque amo minha cidade, que fica no coração do Vale do Paraíba, e agora meu orgulho só fez aumentar”.

Telma FerrariEngenheira Civil
“O passeio pelos Sertões de Taubaté foi um evento ao qual participei e me surpreendeu. Sou nascida nesse município, desconhecia de muitas das informações que recebi de nosso guia Silésio, com histórias e registros de nosso passado.

Sempre com muita atenção com o grupo após um delicioso café da manhã na recepção, nos conduziu pelas áreas rurais desbravando os sertões de Taubaté como as olarias inativas, a gruta de grafite, o alambique, as cachoeiras e diversas igrejas que conservam a tradição da região.
Por onde passamos sempre fomos muito bem recebidos, curtimos muitas artes manuais, queijos, doces e guloseimas, além do almoço na roça, encerrando o passeio com um maravilhoso café da tarde. Pretendo retornar para anotar as histórias que nos foi passada”.

 

Por Glaucia MoraesJornalista