Search
sábado 4 maio 2024
  • :
  • :

TV Cidade e Frenavatec passam a integrar rede internacional pelo direito à comunicação comunitária e popular

TV Cidade e Frenavatec passam a integrar rede internacional pelo direito à comunicação comunitária e popular

Jornalista Jéfferson Mello defende censo cultural para identificar emissoras em funcionamento

A Frente Nacional pela Valorização das Tvs do Campo Público (FRENAVATEC) e a Rede Cidade de Comunicação e Cidadania – TV Cidade passaram a fazer parte oficialmente como integrantes da Red Interuniversitaria de Comunicación Comunitaria, Alternativa y Popular (RICCAP). O jornalista Mário Jéfferson Leite Melo, diretor de ambas entidades, foi convidado para participar das discussões que visam ampliar a visibilidade das mídias alternativas e comunitárias em diversos países, entre os quais se destacam Argentina, Uruguai e Brasil.

Na reunião mais recente, ocorrida em 20 de março, instalada para pensar e organizar atividades em torno da RICCAP foram destacadas várias questões de relevância voltadas a articulação em rede e fortalecimento dos segmentos no cenário internacional. Participaram Adilson Cabral, Bruno Lima Rocha, Carlos Ferreira Jr., Cicilia Peruzzo, Daniela Araújo, Geremias dos Santos, Maria Cristina Gobbi e Sandra Raquew.

Foram apresentadas propostas de atuação em torno do mapeamento de iniciativas de rádios e tevês comunitárias no Brasil e políticas de sustentabilidade das emissoras. Foi sugerida a elaboração de protocolo de intenções para a realização da pesquisa, visando a adesão de participantes que possam cobrir todos os Estados brasileiros, além de edital, que funcionará com chamada aberta para divulgação aos interessados.

O diretor-presidente da FRENAVATEC e TV Cidade, Jéfferson Mello, tem debatido muito esta questão e a necessidade de um senso cultural para detectar as emissoras em funcionamento.

“Sem sabermos quem somos, onde estamos, o que fazemos e do que precisamos será impossível se construir projetos de políticas públicas”, defende.

A plenária chegou à conclusão de que a melhor forma de organização é a articulação, referenciada na RICCAP, mas com organização própria em torno das atividades que vier a se desenvolver de forma conjunta, tais como cursos e oficinas de curta duração, em formatos livres ou vinculados aos programas de pós-graduação nos quais já há atuação.

Foram dados informes a respeito da 3ª Plenária da ABRAÇO, de 21 a 23 de maio, em Brasília; do I Colóquio do LECC, que acontecerá na UFRJ, Rio de Janeiro, de 13 a 15 de maio e que está com chamada aberta para resumos até 24 de março; além da XVIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, de 11 a 13 de junho, em São Paulo, que entrará no prazo de submissões de resumos e oficinas a partir de 15 de abril. A próxima deverá ocorrer no início de maio.

Saiba mais sobre em: https://riccap.com.ar/