Começam a circular neste sábado, 10, cinco novos ônibus do transporte público de Taubaté, que contam com tecnologia e acessibilidade para os usuários do sistema.
A frota está sendo modernizada por meio do TAU! (Transporte Acessível Urbano de Taubaté) que coloca em circulação, a partir de 10 de maio, cinco novos ônibus equipados com carroceria Caio Apache VIP V e chassi Mercedes-Benz OF 1721 com tecnologia Euro 6.
A iniciativa marca o início da renovação gradual da frota que reforça o compromisso do município com uma mobilidade urbana mais eficiente, confortável e sustentável.
Ao todo, até 2026, 25 novos ônibus irão compor a frota, destes cinco entram em operação no sábado, e mais 10 até o final do ano e outros 10 já em 2026. Eles substituirão veículos antigos, elevando a frota total do TAU! para 70 carros, um aumento de 4,5%.
Os modelos contam com uma série de atributos voltadas à melhorar a experiência do usuário, incluindo ar-condicionado, tomadas USB individuais, bancos estofados com encosto de cabeça e piso antiderrapante de fácil higienização. As unidades também são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras, localização em tempo real e PNDV – dispositivo que indica ao passageiro a velocidade atual do ônibus.
Mais tecnologia e acessibilidade
Os novos ônibus possuem três portas de acionamento pneumático e embarque dianteiro. A acessibilidade é garantida por um elevador na porta central, além de assentos reservados e espaço adaptado para cadeirantes e pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia.
Entre os recursos tecnológicos embarcados estão catraca eletromecânica, iluminação em LED no salão e nos degraus, preparação para monitores de TV e sistema multiplex, que auxilia o motorista ao sinalizar falhas elétricas. Os painéis eletrônicos de itinerário estão instalados em diversos pontos da carroceria: frontal, lateral, traseira e base do painel, facilitando a visualização das linhas.
Sustentabilidade
O chassi Mercedes-Benz OF 1721 Euro 6 atende às normas mais recentes de controle de emissões, garantindo menor impacto ambiental e mais eficiência no consumo de combustível. Com 12,7 metros de comprimento, motorização dianteira e capacidade para cerca de 82 passageiros, os novos veículos vão operar prioritariamente em linhas de maior demanda.