Search
quarta-feira 21 maio 2025
  • :
  • :

Taubaté amplia vacinação contra Influenza para toda a população

A partir desta terça-feira, 20, a vacinação contra a Influenza foi ampliada para toda a população, com idade a partir de 6 anos. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde em consonância com o Estado de São Paulo.

O imunizante está disponível nas 35 salas de vacina do município. Até então, a vacina estava sendo disponibilizada apenas para o público prioritário e tinha atingido somente 33,10% da população apta para receber a vacina, ou seja 42.946 pessoas, entre idosos, crianças, grávidas e puérperas entre outros foram vacinados, sendo que a estimativa era atingir 83.973 munícipes.

Os idosos foram os que mais compareceram às unidades de saúde buscando a imunização: mais de 24 mil pessoas desse grupo foram vacinadas, seguidos por 3.349 crianças e 328 gestantes, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica.

SP amplia vacinação contra a gripe para toda a população

Unidades Básicas de Saúde passam a aplicar o imunizante para toda a população a partir dos 6 meses
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) amplia, a partir desta terça-feira, 20, a vacinação contra a gripe nos 645 municípios do estado para toda a população acima dos 6 meses de idade. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado de São Paulo.

Neste ano, a vacina contra o vírus influenza foi incorporada ao Calendário Básico de Vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Diante disso, a vacinação teve início para os grupos prioritários, que englobavam idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.

Até a última quinta-feira (15), a cobertura vacinal contra a doença era de 24,41% no público-alvo em todo o estado de São Paulo.

Dados da Pasta mostram, ainda, que o Dia D de vacinação contra a gripe, promovido no dia 10 de maio, aumentou em até três pontos percentuais a cobertura da vacina contra gripe.

A SES-SP reforça que os grupos prioritários — formados por gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de seis anos de idade e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais (como doenças cardiorrespiratórias, obesidade mórbida, diabetes, entre outras) — devem se vacinar o quanto antes contra a gripe, pois são mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas graves da doença.

Onde tomar a vacina contra gripe?

Quem ainda não tomou a vacina contra influenza este ano pode procurar o imunizante nas unidades de saúde.

Vale lembrar que as estratégias de vacinação também são de responsabilidade dos municípios. Por isso, a população pode acessar o site das prefeituras ou procurar uma unidade de saúde para mais informações.

Aumento na cobertura vacinal do calendário básico
Em 2024, três imunizantes superaram a meta de cobertura vacinal no estado comparado com 2022. A cobertura da vacina BCG, que protege contra a tuberculose, foi de 79,9% para 90,3%. No caso da vacina contra rotavírus, a cobertura foi de 89,5% para 90,2%. Já a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, aumentou de 92,5% para 98,7%.