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terça-feira 27 maio 2025
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SUVW Tera gera empregos, movimenta economia e inova fábrica de Taubaté

Produzido exclusivamente na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, o recém-lançado SUVW Tera é inovador, moderno, conectado e inaugura um segmento inédito para a marca no País, democratizando os VW já é líder em SUVs e hatches.

Modelo Volkswagen mais importante dos últimos tempos para a marca na região América do Sul, o SUVW Tera acaba de ser lançado oficialmente e já contribuiu com a geração de novos empregos, movimentação da economia, além de inovar o processo produtivo e logístico da unidade de Taubaté, onde começou a ser fabricado com exclusividade no mês passado. O SUVW Tera é moderno, conectado, inovador e inaugura um segmento inédito para a Volkswagen no Brasil, democratizando os SUVs no país.

O SUVW Tera é o 5º modelo da nova ofensiva de 17 lançamentos da Volkswagen na América do Sul até 2028, como parte dos investimentos de R$ 20 bilhões na região, e já nasce com força para ser um modelo internacional, pois está confirmado para exportações a mais de 20 países, em dois continentes.

“O SUVW Tera é mais um ícone na estrada de quase 50 anos de sucesso da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, idade que será celebrada em 2026. Referência absoluta no setor automotivo e reconhecida mundialmente pela produtividade e eficiência, a unidade recebeu inovações em todas as etapas do processo produtivo e logístico para fabricar o Novo Tera com a mais alta tecnologia e qualidade, um modelo que chega para revolucionar e democratizar o segmento de SUVs no Brasil. Somos um time de apaixonados por carros e temos a honra de fazer parte dessa fábrica de ícones, como o fenômeno de vendas Polo, além de modelos que construíram a história do setor automotivo, como Gol, Passat, entre muitos outros que encantaram gerações”, afirma Vilque Rojas, plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté.

SUVW Tera gera mais de 2.800 empregos

A produção do SUVW Tera gerou 260 novos empregos diretos na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté, sendo 40% mulheres, e até 2.600 empregos indiretos estão sendo criados na cadeia de fornecedores.

Atualmente são mais de 2.900 colaboradores Volkswagen trabalhando na unidade de Taubaté.

 

Novo Tera demanda R$ 3,23 bilhões em compras de peças em 2025

O SUVW Tera demandará um volume de R$ 3,23 bilhões em compras de peças apenas em 2025, um valor que representa 12% do total de compras de peças previsto para a marca neste ano (R$ 26,3 bilhões).

Com índice de 80% de nacionalização (peças fabricadas no Brasil), o SUVW Tera conta com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras, sendo 21 do Vale do Paraíba, movimentando a economia nacional e local. Dos fornecedores do Tera, quatro são novas empresas, que chegaram agora à cadeia atual de fornecimento VW, por conta do modelo.

Só para ter ideia do forte impacto do novo modelo, a Volkswagen do Brasil conta atualmente com 414 fornecedores de peças de veículos, ou seja, 58% deles (241 empresas) abastecem o Novo Tera.

Produção do SUVW Tera inova processos na fábrica de Taubaté

Como parte dos investimentos de R$ 20 bilhões da Volkswagen na América do Sul, sendo R$ 16 bilhões no Brasil até 2028 (R$ 13 bilhões nas fábricas paulistas em Taubaté, São Bernardo do Campo/Anchieta e São Carlos; e R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná), a unidade de Taubaté recebeu inovações em todas as etapas de sua produção e logística para fabricar o SUVW Tera.

A Estamparia, área onde as chapas de aço são transformadas em peças automotivas, contou com aumento de 80,6% na quantidade de ferramentas. Com as 158 novas ferramentas que chegaram para o SUVW Tera, agora a fábrica conta com 354. A área também recebeu um novo GOM (equipamento de medição automática de peças), entre outras inovações.

A Armação, onde as peças de aço são soldadas e transformadas na carroceria, contou com aumento de 81% em equipamentos, sendo 347 novos robôs (totalizando agora 875), 227 novas pistolas de solda (totalizando 514), 120 novas pinças (totalizando 268), entre outros.

A Pintura de Taubaté teve sua linha adaptada para a instalação da pintura Bi-tone (teto preto). A Pintura também faz parte de um dos maiores projetos de sustentabilidade da empresa: a Volkswagen do Brasil é pioneira no setor automotivo a usar biometano em sua matriz energética. O fornecimento de biometano teve início em 2024 para as fábricas Anchieta e Taubaté, que recebem 1,35 milhões de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, entregues pela Raízen. O volume de biometano é destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

A Montagem Final da fábrica de Taubaté também teve aumento de capacidade e de automatização de processos. Recebeu novos equipamentos, incluindo upgrade para recursos ADAS (Advanced Driver Assistance System) e comissionamento eletrônico, melhorias no sistema doorless e montagem automática de molas nas rodas traseiras, aumentando ainda mais a capacidade e qualidade do processo.

A Logística da unidade teve aumento de 51% em peças. São 1.825 novas peças para o SUVW Tera, totalizando agora 5.385 itens movimentados na área da fábrica. Com a chegada do Novo Tera, são 65 caminhões a mais por dia, totalizando agora uma movimentação diária de 345 caminhões na unidade de Taubaté. A Fábrica Piloto, uma área de relevância em novos projetos, também recebeu investimentos em infraestrutura.

SUVW Tera reforça a liderança da Volkswagen entre os SUVs

A Volkswagen do Brasil já é líder de vendas nos dois principais segmentos do mercado: SUVs e hatches. O SUVW Tera é a grande aposta da marca para reforçar ainda mais a sua liderança entre os SUVs com toda a Família SUVW, formada pelo Novo T-Cross, Novo Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 57.879 unidades emplacadas neste ano (janeiro a 25/5), sendo o Novo T-Cross o SUV mais vendido do Brasil, com 33.264 unidades emplacadas em 2025 (janeiro a 25/5).

A Volkswagen também é líder no segmento de hatches com o Polo, fabricado nas unidades paulistas de Taubaté e Anchieta, em São Bernardo do Campo. Sucesso absoluto, o VW Polo é também o carro de passeio mais vendido do Brasil no acumulado do ano (com 42.224 unidades emplacadas de janeiro a 25/5) e foi o veículo mais vendido do País em abril, considerando todos os segmentos. Em 2024, o VW Polo foi também o veículo mais vendido de toda a América do Sul, considerando todos os segmentos de mercado, com 161.503 unidades emplacadas.

Fábrica de Taubaté em números

7,9 milhões de carros produzidos

Durante 42 anos, produziu o best-seller VW Gol, líder de vendas no Brasil por 27 anos.
Com início da produção em 1980, o VW Gol foi o modelo mais produzido do País (mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas em Taubaté e na Anchieta, em São Bernardo do Campo, sendo 7 milhões vendidas no Brasil) e o mais exportado (mais de 1,5 milhão de unidades embarcadas).