Search
sábado 10 maio 2025
  • :
  • :

Setor industrial registra 690 vagas no primeiro trimestre em Taubaté

O setor industrial de Taubaté segue em alta e já registrou 690 novas vagas de emprego no primeiro trimestre de 2025. O número representa uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 501 postos de trabalho.

Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados no dia 30 de abril. Segundo o levantamento, de janeiro a março deste ano, as indústrias de Taubaté fizeram 2.225 contratações e 1.535 demissões, resultando no saldo de 690 vagas.

Para o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião, um dos destaques é o segmento automotivo. “Conforme nossa expectativa, a criação de vagas neste início de ano está se mantendo em alta, refletindo os investimentos da Volkswagen”, afirmou Claudião.

Como resultado de um acordo negociado pelo Sindmetau, a Volks está produzindo um novo carro: o VW Tera. O veículo será lançado ainda neste primeiro semestre. “Nossa expectativa é de que seja mais um sucesso de mercado, refletindo em melhorias para os trabalhadores e mais empregos”, declarou o presidente.

Claudião lembrou que, além dos investimentos da Volks no Brasil, os programas Nova Indústria Brasil (NIB) e Mover do Governo Federal, foram essenciais para a retomada do setor no país. “Nosso parque industrial precisava de políticas públicas para retomar o desenvolvimento.”

Taubaté está há três anos com saldo positivo de empregos na indústria. Em 2022, foram geradas 255 vagas. No ano seguinte esse número foi de 931. E em 2024 foram mais 921.

Brasil

No Brasil, foram criadas 153 mil vagas no setor industrial no primeiro trimestre deste ano. Em 2024, no mesmo período foram 156 mil, mostrando que o emprego na indústria está se mantendo em alta nacionalmente.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados também no dia 30 de abril, o Brasil fechou o primeiro trimestre de 2025 com taxa de desemprego de 7%. O menor patamar para os meses de janeiro a março em toda a série histórica do IBGE, iniciada 2012.