Search
segunda-feira 6 maio 2024
  • :
  • :

Setor industrial de Taubaté registra saldo positivo de 900 vagas neste ano

Setor industrial de Taubaté registra saldo positivo de 900 vagas neste ano

Resultado dos nove primeiros meses de 2023 é três vezes maior que o registrado em 2022

O setor industrial de Taubaté já soma um saldo positivo de 907 vagas neste ano. O resultado dos nove primeiros meses de 2023 é três vezes maior do que o registrado no ano passado todo. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho no dia 30 de outubro.

Segundo o levantamento, até setembro foram 4.219 contratações contra 3.312 desligamentos, o que resultou no saldo de 907 vagas. No ano passado todo foram 4.166 admissões e 3.912 demissões, com saldo de 254 vagas.

O desempenho em 2023 tem impulsionado a recuperação no mercado de trabalho na indústria em Taubaté. No total, a cidade conta hoje com 18.452 empregos com carteira assinada no setor. Esse número já supera o que o município registrava antes da saída da Ford e da LG, quando eram 18.232 trabalhadores e trabalhadoras na indústria.

O nível de emprego chegou a cair para 17.290 funcionários em 2021, após o encerramento da produção nas duas fábricas. Naquele ano, a cidade teve um saldo negativo de 816 vagas no setor industrial, com 3.858 contratações e 4.674 desligamentos.

O presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião, afirmou que o bom momento do setor industrial no município é reflexo de fatores importantes, com destaque para a atuação do sindicato.

“Os acordos viabilizados pelo sindicato resultaram na criação de postos de trabalho. As contratações na Alstom, Onesubsea, VW, Gestamp e GE repercutiram em fábricas da cadeia produtiva. Além disso, tivemos várias medidas do Governo Federal que contribuíram para esse cenário.”

Novos produtos, contratos e fábricas
A retomada dos empregos na indústria em Taubaté passa por novos produtos, contratos e a chegada de novas fábricas. Outro aspecto positivo é a diversificação dos investimentos, com destaque para os segmentos automotivo, ferroviário, óleo e gás, aço e aeronáutico.

A Volkswagen iniciou um novo ciclo de investimentos com o Polo Track e também deve produzir um novo SUV compacto a partir de 2025. Já a Alstom retomou as atividades em Taubaté, com produção de trens para metrô. Outra fábrica em expansão é a OneSubsea, que conquistou novos contratos para equipamentos submarinos.

As perspectivas de médio prazo também são positivas. A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) está em processo de instalação na antiga fábrica da Ford. Já a Embraer anunciou recentemente que irá produzir o carro voador da empresa em Taubaté.

Desemprego cai a 7,7% com recorde de trabalhadores ocupados no Brasil
O mercado de trabalho no país passa por um momento de recorde histórico de trabalhadores ocupados, resultando no patamar mais baixo de desemprego em quase uma década. É o que mostram dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados na terça-feira (31).

O país encerrou o trimestre com taxa de desemprego em 7,7%. Esse é o patamar mais baixo para o período desde 2015. Na comparação com o trimestre terminado em junho, a ocupação no mercado de trabalho avançou 0,9%. Isso corresponde a 929 mil pessoas a mais trabalhando no país, sendo que mais da metade (587 mil) foi contratada com carteira assinada.