Search
sábado 18 maio 2024
  • :
  • :

São Sebastião segue em estado de alerta devido às fortes chuvas

São Sebastião segue em estado de alerta devido às fortes chuvas

A cidade de São Sebastião está em estado de alerta devido às fortes chuvas que atingem o município desde a noite da última segunda-feira, 12. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 171,22 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
Diversas ruas ficaram alagadas, e os moradores das áreas de risco estão sendo informados sobre a situação. Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, as equipes de serviços públicos monitoram as áreas afetadas pelas chuvas. Felizmente, não há registro de destruição de casas, desaparecidos, desabrigados, feridos ou óbitos.

A Prefeitura abriu três pontos de abrigos, sendo um em Juquehy, outro em Barra do Sahy e um terceiro em Boiçucanga, na Costa Sul da cidade. As pessoas que se encontrarem em situação de risco ou necessitem de abrigo, serão recebidas no Polo II da Escola Municipal Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, em Juquehy; Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy; e Ginásio do Cascalho, em Boiçucanga.

Atualmente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que os seguintes trechos da rodovia SP 055 Rio-Santos estão parcial ou totalmente interditados:

1. SP 055 Rio-Santos: km 175+300 – Praia Preta Tráfego em sistema pare e siga devido à queda de barreira e árvore.
2. SP 055 Rio-Santos: km 158+800 ao 158+900 – Maresias/Boiçucanga Interdição total devido à limpeza da rodovia devido à queda de barreira.
3. SP 055 Rio-Santos: km 172+000 – Barra do Sahy Interdição parcial devido à queda de barreira.

Além disso, ocorreram outros pontos afetados, mas que já foram liberados:

1. SP 055 Rio-Santos: km 144+000 – Calhetas Queda de árvore.

2. SP 055 Rio-Santos: km 147+000 – Toque-Toque Pequeno Queda de barreira.

3. SP 055 Rio-Santos: km 174+000 – Juquehy Queda de barreira.

Unidades de Saúde da Família

Devido às dificuldades de acesso causadas pelo clima, os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Barra do Sahy e Juquehy 1 e 2 foram suspensos nesta terça-feira, 13. As consultas agendadas para hoje serão remarcadas com prioridade, a fim de evitar prejuízos aos usuários.

Aulas

A Secretaria de Educação suspendeu as aulas nas escolas dos bairros de Juquehy, Barra do Sahy e Cambury. A principal dificuldade atualmente é o transporte dos ônibus escolares, devido às vias intransitáveis em alguns trechos e no entorno das escolas, impossibilitando o acesso de alunos, professores e demais funcionários.

A seguir, listamos as unidades escolares com aulas suspensas na tarde desta terça-feira, 13:

Juquehy

EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida (Polo I e II)
EMEI Prof. Manoel Ferreira Matos “Branca de Neve”

Barra do Sahy

EM Henrique Tavares de Jesus
EMEI Sonho de Criança

Cambury

EM de Camburi
EMEI Prof. Lino Marques Vicente “Sementinha”

Sertão de Cambury

EM Maria da Conceição de Deus Santos
EMEI Cavalinho de Pau

Fundo Social

O Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião está trabalhando na montagem de kits de alimentos não perecíveis nesta terça-feira, 13, para atender famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade emergencial no município.

As doações em dinheiro podem ser realizadas por meio da conta do Fundo Social de Solidariedade do Município de São Sebastião, com o CNPJ: 28.086.952/0001-99. As informações bancárias são as seguintes: Banco do Brasil, Agência 0715-3, Conta Corrente: 54708-5, e a chave PIX CNPJ: 28.086.952/0001-99.

Para obter mais informações sobre doações e solicitações, é possível entrar em contato com a sede do Fundo Social de São Sebastião, à Rua Capitão Luiz Soares, 33, no Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou ligar para o telefone (12) 3892-4991.

A Defesa Civil continua atendendo as ocorrências e monitorando as áreas de riscos. Em caso de emergência, é importante ligar para o telefone da Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Há quase quatro meses, durante o Carnaval, a cidade de São Sebastião foi atingida por fortes chuvas, que provocaram a morte de 64 pessoas. Esta foi uma das maiores tragédias da história do estado. Foi também o maior acumulado de chuva de que se tem registro no país, atingindo a marca de 626 milímetros em São Sebastião. O bairro mais atingido naquela ocasião foi a Vila do Sahy.

A Defesa Civil municipal alertou ainda para a formação de ressacas no mar, com ondas que podem atingir 2,5 metros de altura. A previsão de chuvas intensas e de ressacas deve persistir até o final desta semana.

Segundo a Defesa Civil estadual, o alerta para “chuvas fortes e contínuas” vale para todo o litoral paulista. As chuvas mais fortes devem atingir a Baixada Santista, os litorais sul e norte, além do Vale do Ribeira, que fica mais ao sul do estado.