Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Santo Verbo – Um Castelo no Agreste Potiguar

Santo Verbo – Um Castelo no Agreste Potiguar

Castelo de Zé dos Montes – Panorâmica sertaneja de cima da Serra da Tapuia

O Castelo de Zé dos Montes é prática ambiental e roteiro turístico no Rio Grande do Norte

A edificação do Castelo de Zé dos Montes é estruturada sobre alicerce natural e estável, em uma placa rochosa, no topo da Serra da Tapuia, a 420 metros de altura, na cidade de Sítio Novo (RN), com uma população de aproximadamente seis mil habitantes, BR-226, a 120 quilômetros de Natal.
O autor da imponente obra é José Antônio Barreto, natural de Pedro Avelino (RN), hoje, aos 85 anos, militar aposentado, mais conhecido por Zé dos Montes, como também, Zé do Castelo.
A construção do Castelo, em modelo rústico, não teve sequer um esboço da engenharia nem de arquitetura. A obra foi realizada com bens próprios. Conforme Joseildo Gomes de 37 anos, filho de Zé dos Montes e atual administrador do Castelo.
“Essa “visão” de construir o Castelo aconteceu ainda na infância de meu pai, quando, ele mesmo, teve uma revelação espiritual de Nossa Senhora. Tempos mais tarde, além de outras construções começadas e deixadas, por outras partes, o lugar abençoado foi Sítio Novo onde ele construiu o Castelo apenas com ajuda de pedreiros e seguindo sua própria orientação”, contou.
No centro do Castelo há uma capela com duas imagens das padroeiras da edificação: Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete. Interessante é que o Castelo tem características árabes, primitivistas, (arte mourisca) entre os séculos VIII e XV, no estilo arquitetônico erguido pelo proprietário. O uso do tijolo, muitas vezes, coberto ou não. Emprego de arcos em forma de ferradura ou de meio ponto, e da cúpula, elemento de origem bizantina, turca. Além de pontas agudas sobre as guaritas do Castelo de curvas côncavas, traços da arquitetura islâmica. Curiosidade à parte. O Castelo de Zé dos Montes recebe visitantes de várias partes do mundo, grupos de estudante, interessados em ecoturismo, além de outros.
De modo geral, o empreendimento turístico, com responsabilidade, em qualquer parte é benefício comum a todos, desde que, haja educação ambiental e sustentabilidade: proporcionar lazer; gerar renda; visitação com guia; o puro contato com a natureza – preservação – do meio ambiente; contemplação da (fauna e flora), a biodiversidade local.

Torres do Castelo em estilo Árabe

 

Labirintos do Castelo – Local de início da construção

 

Detalhe da capela – influência Mourisca

 

Ângulo da Torre – “Moldura” da formação rochosa da região

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Tibério de Sá LeitãoJornalista

17/02/2018