A maioria das pessoas não sabe realmente como está a própria saúde. Você sabe avaliar os alimentos que come, os exercícios que pratica, as tensões às quais está sujeito, seu relacionamento com os outros e a maneira como você usa os serviços de atendimento médico estão ajudando a mantê-lo em boa forma ou abrindo caminho para problemas futuros.
A boa saúde não depende apenas da boa alimentação e forma física. Requer também cuidados médicos adequados. É preciso saber quando ir ao médico, que sintomas descrever, que perguntas fazer. Também é preciso manter-se bem informado acerca de autodiagnósticos e como eles podem ajuda-lo a reconhecer os primeiros sinais de alerta das doenças.
Tomando algumas precauções agora, poderá evitar doenças futuras. Tomar vacinas, prevenir acidentes, não fumar ou beber álcool mantém a boa saúde. Fazer escolhas certas quanto à boa saúde física e ao seu bem-estar emocional.
Diversos fatores influenciam sua saúde. Alguns, como os genes que você herdou de seus pais, dependem da sorte. Mas, muitas vezes, a boa ou má saúde depende de escolhas que fazemos.
As duas principais escolhas são adotar um estilo de vida saudável e aprender a reconhecer os primeiros sintomas de alerta das doenças. Fazendo isso, você diminuirá as chances de morrer em idade prematura devido a doenças do coração ou outras doenças, melhorando também sua qualidade de vida na velhice.
Prof. José Pereira da Silva