Search
segunda-feira 20 maio 2024
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – Atividade física e saúde mental: seus benefícios

Um hábito fundamental para a saúde mental é a prática da atividade física regular. O exercício físico contribui muito para produção de hormônios e neurotransmissores que colaboram para a sensação de bem-estar. Ajuda no equilíbrio da dopamina, endorfina e serotonina. Quando existe desequilíbrio desses hormônios pode acontecer um transtorno mental como por exemplo a depressão. Ajuda a prevenir o riso de transtornos mentais.

Portanto atividade física ajuda no bem-estar mental das pessoas. O equilíbrio entre o corpo e a mente é fundamental para uma vida mais saudável e plena.

O estresse leva a um aumento do cortisol que em níveis elevados traz consequências ruins para o organismo humano. O cortisol pode gerar: sobrepeso, perda de memória entre outros. A atividade física reduz o cortisol no organismo.

A atividade física melhora a qualidade do sono. A privação do sono afeta o humor, gera fadiga, confusão mental, sobrepeso, dores musculares entre outros. Praticar exercícios melhora o ritmo do sono.

Praticar atividade física produz equilíbrio na produção hormonal, produzindo serotonina que contribui para sensação de felicidade. Ajuda na redução do estresse e reduz a enxaqueca. Melhora a produção da dopamina que ajuda na melhora das funções de concentração e motora. A produção de endorfina regula as funções do sistema nervoso, ajuda no relaxamento do corpo.

Atividade física traz disposição para a realização das atividades cotidianas. Poder realizar tarefas ajuda na melhoria da autoestima.

Praticar exercícios reduz os níveis elevados de açúcar e colesterol no sangue. Ajuda na prevenção de dores musculares, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer. Melhora a circulação sanguínea e regulariza os batimentos cardíacos.

A sensação de bem-estar físico reflete também na sensação de bem-estar mental. O corpo não estando bem traz um desequilíbrio no emocional.

Esse equilíbrio hormonal reduz os sintomas de alguns transtornos mentais tais como: depressão, ansiedade, Síndrome do Pânico, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A mente humana estressada está sempre em alerta o que leva a pessoa a enxergar ameaças e focos de irritação em muitos lugares. O cérebro fica sobrecarregado, atividade física ajuda a combater a tensão. Ajuda no controle dos sintomas dos transtornos mentais.

Portanto atividade física ajuda no tratamento porém exige acompanhamento de profissionais tais como: psiquiatra, psicólogo, psicanalista.

Fundamental começar escolhendo uma atividade física que goste! Começar lentamente porém de forma regular.

Prof. José Pereira da Silva