Search
quarta-feira 21 maio 2025
  • :
  • :

Panathlon Club de Taubaté – A importância de prevenir a sarcopenia

À medida que o ser humano envelhece, o organismo passa por mudanças físicas, entre elas está a perda da massa e força muscular, chamada de sarcopenia, que tem caráter progressivo. Caracteriza por uma redução da força, massa e função muscular.
Todo adulto , a partir dos 40 anos, apresenta diminuição de massa muscular de cerca de 1% a 25 ao ano. Com o tempo pode reduzir a mobilidade e dificultar a realização de atividades cotidianas.
Entre idoso de 60 a 70 anos, a prevalência da condição varia de 5% a 13%. No público mais mais velho, a partir dos 80%, a sarcopenia tende a ser mais comum, e varia de 11% até 50%.
Em teoria, a sarcopenia está relacionada ao envelhecimento, mas ela pode surgir em outras situações, caso a musculatura não seja estimulada de forma adequada.
É importante manter uma vigilância e verificar se o idoso manifesta alguma dificuldade para levantar objetos ou executar outras atividades. A sarcopenia pode surgir de forma quase imperceptível.
Existe fatores de risco para o desenvolvimento da sarcopenia: sedentarismo, nutrição inadequada, alterações hormonas, diminuição na capacidade de transformar proteína em energia, processos inflamatórios, traumatismos.
O tratamento para a sarcopenia consiste em fazer exercícios de resistência, como musculação, e uma boa dieta orientada, suplementação de proteína. Ter hábitos de vida mais saudáveis. Em casos sérios procurar um médico geriatra.

Prof. José Pereira da Silva